Este Brevet Randonneur Mondial, homologado pelo Audax Club Parisien, culmina a serie de brevets já organizados em Portugal em 2012 dando visibilidade ao potencial de Portugal como destino de exceção para a prática de brevets de longa distância.
O Portugal Além Tejo 1.000 km, conta com a participação de Randonneurs (ciclistas) oriundos de Portugal, Itália, Irlanda, Galiza, Irlanda, Inglaterra e Rússia. Com saída de Lisboa (Torre de Belém) às 06:30 do dia 20 de Setembro, o percurso levará os participantes rumo a sul pela costa vicentina, Algarve, Alentejo e Ribatejo. O regresso a Lisboa ocorrerá, junto ao mosteiro dos Jerónimos, durante o dia de sábado dia 22, depois de percorridos os 1.000 quilómetros.
Pedro Alves um dos fundadores dos Randonneurs Portugal e participante nos 1.000 km confessa que: “O desafio de organizar em Portugal um brevet de 1.000 km é grande, em parte porque o randonneuring é uma modalidade nova por cá. Ficámos bastante entusiasmados com a recetividade além-fronteiras do Portugal Além Tejo 1.000 km”
O Brevet Randonneur Mondial é um evento não competitivo, em que o randonneur (ciclista) faz o percurso individualmente, e em autonomia, não sendo permitida qualquer assistência no trajeto. Esta filosofia não competitiva, associada a percorrer centenas de quilómetros, cria um espírito de entreajuda entre os randonneurs em que o único objetivo é concluir a respetiva distância dos 1.000 quilómetros.