Director: João Carlos Vieira
Quarta, 12 Dezembro 2018 - Periocidade diária
2006-12-21 11:05
Tires tem novo pavilhão desportivo

O Grupo Recreativo e Dramático 1º Maio de Tires viu esta quarta-feira satisfeita uma das mais antigas aspirações, com a inauguração do seu pavilhão desportivo.

Ao novo equipamento foi dado o nome de Serafim Tomé dos Santos, sócio daquela colectividade há 68 anos, 40 dos quais ocupados em cargos directivos, e desde sempre um lutador incansável pela construção daquele pavilhão. Na ocasião, Tomé dos Santos afirmou-se “honrado” pela homenagem. “Não foi uma luta fácil, mas vencemos uma batalha de 28 anos”, disse. “Este é um empreendimento que foi pensado para engrandecer a comunidade tirense”, acrescentou. “A obra é dele e ele merece esta homenagem” sublinhou por sua vez Filipe Figueiredo, o presidente da direcção do 1.º de Maio. "O povo de Tires também está de parabéns, por esta obra que já ansiava há muito tempo”, concluiu.

A inauguração aconteceu na presença de muitos populares e outras figuras da vida associativa e política concelhia. O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, presidiu à cerimónia, e realçou a “homenagem justa a um homem que tanto fez pela terra e pelas pessoas de Tires”, aproveitando o momento para homenagear todos os dirigentes desportivos “que sem qualquer pagamento continuam a lutar pelas suas colectividades”.

A Câmara de Cascais "cumpriu as suas obrigações, dentro das suas possibilidades, e hoje a obra aparece. O 1.º de Maio passa a ter assim mais um instrumento para proporcionar actividade desportiva aos seus associados e particularmente à juventude. Todos sabemos que cada jovem que aqui praticar desporto é um jovem que potencialmente se afasta do caminho das drogas, e por isso este equipamento é fundamental”, reforçou.

A cerimónia ficou ainda marcada pelo discurso de Manuel do Carmo Mendes, presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana. “É o concretizar de um sonho e de uma esperança de Serafim Tomé dos Santos, e é uma obra que vem preencher uma lacuna importante e vem engrandecer a localidade de Tires e a freguesia de São Domingos de Rana. Em vésperas de Natal, é a melhor prenda para a freguesia e para toda a população”, afirmou.

O pavilhão é constituído por uma nave com 30mx15m, uma sala de desporto, instalações técnicas de apoio, bar e bancada, totalizando uma área de 1.479 m2. A obra contou com assessoria técnica da Empresa de Serviços Urbanos de Cascais (ESUC, EM), teve um custo total de 845 mil euros, e foi financiada pelo Município de Cascais e pela Administração Central – Comissão Coordenação e Desenvolvimento Regional Lisboa e Vale do Tejo.

A partir de Janeiro de 2007, os alunos da Escola Básica 1º Ciclo António Torrado vão poder usufruir destas instalações nas actividades de Expressão e Educação Físico-Motora integradas no Programa de Enriquecimento Curricular, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e o Grupo Recreativo Dramático 1º Maio de Tires.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site