Os americanos, timoneados pelo empresário Doug DeVos, lideraram todos os dias o campeonato, embora com uma escassa margem sob os adversários e sem nunca terem ganho nenhuma das regatas disputadas até ao último dia.
Ao vencer a primeira regata do dia e com um sexto lugar na segunda, o Quantum Racing terminou o campeonato com 33 pontos e conquistou mais um título mundial da classe TP52, o quarto da sua história e o segundo obtido em Cascais.
No segundo lugar com 40 pontos ficou o barco alemão Platoon, de Harm Muller-Speer, que partiu para a água à procura de atacar os líderes, contudo, os 4º e 7º lugares nas derradeiras regatas, não foram suficientes para atingir o topo do pódio.
Já na luta pelo terceiro lugar, o barco Inglês Alegre, com o cascalense Bernardo Freitas integrado enquanto “local advisor”, correspondeu a todas as expectativas, e os ingleses, com o ótimo resultado da última regata conseguido alcançar o “bronze” e subir ao pódio.
“Fomos para a água com o objetivo de fazer pódio e fomos a equipa que fez a melhor pontuação. Acho que navegaram muito bem, foram conservadores, mas andaram sempre no grupo da frente. Obviamente que este terceiro lugar é ótimo e reflete uma evolução fantástica da equipa face ao campeonato anterior”, comentou Bernardo Freitas.