Director: João Carlos Vieira
Domingo, 03 Julho 2022 - Periocidade diária
2022-06-04 09:11
Comemorações dos 263 anos do Município de Oeiras

No ano em que se assinalam os 263 anos da elevação de Oeiras a Concelho, o programa comemorativo do Dia do Município, 7 de junho, vai ser celebrado com a apresentação da Casa Igrejas Caeiro, em fase final de conclusão dos trabalhos para a abertura regular e, também, com as inaugurações do Espaço Multiusos de Algés e do Equipamento Fitness Outdoor na Praia da Torre.

Destaque para a Sessão Solene, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, onde serão distinguidos cidadãos e instituições que se têm destacado e contribuído para tornar Oeiras num Município de excelência.

José Manuel Constantino (Presidente do Comité Olímpico de Portugal), Francisca Van Dunem (ex-ministra da Justiça), Miguel Marques dos Santos (Sub Diretor Geral do Tesouro e Finanças), Patrícia Mamona (campeã olímpica), Mónica Bettencourt Dias (diretora do Instituto Gulbenkian de Ciência) e as empresas Ocean Medical e Seda Ibérica, são algumas das individualidades e entidades a quem a Câmara Municipal de Oeiras atribui este ano Medalhas de Mérito Municipal, na Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município, 7 de Junho, que terá lugar às 11H00, nos Jardins  do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.

A anteceder esta cerimónia, às 9H00, terá lugar o tradicional Hastear das Bandeiras, frente aos Paços do Concelho, a que se seguirá, às 9H30, uma Missa Solene, na Igreja Matriz de Oeiras.

O programa retomará à tarde, às 16H00, com a Inauguração do Espaço Multiusos, em Algés, que tem como objetivo o apoio aos munícipes e a promoção do acesso ao lazer, à cultura e à informação. Ali funcionará o Gabinete Técnico Local da Baixa Comercial e Centro Histórico de Algés e um espaço de biblioteca alusivo ao espólio do Dr. Oliveira Charrua. O espaço inclui ainda três gabinetes, destinados a reuniões ou consultas e um espaço multiusos para usufruto do público.

Refira-se que este equipamento, com um total de área útil de 127,50 m2, teve como génese o legado da sua proprietária, Maria Teresa da Silva Carvalho Oliveira Charrua, à União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada – Dafundo, para que ali fosse instalado um equipamento de apoio à população, com o compromisso de serem mantidos os livros em biblioteca denominada “Dr. Oliveira Charrua”.

Segue-se, às 17H00, a inauguração do Espaço de Fitness Outdoor na Praia da Torre (junto à Feitoria), para a prática de desporto informal e de lazer. Com uma área intervencionada com cerca de 1.985 m2 e uma outra de equipamentos fitness com 420 m2, a Câmara Municipal criou um espaço agradável, multigeracional e inclusivo. Trata-se de uma estrutura funcional coerente e dotada de equipamentos ergonómicos de topo modernos e atuais, que podem ser utilizados por todos. Os trabalhos realizados, que garantem a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, incluíram a colocação de bancos ergonómicos para estadia, a requalificação de zonas de jardim e relvado e, também, a repavimentação do parque de estacionamento de apoio e mais iluminação pública em toda a área intervencionada. Tratou-se de um investimento municipal de 249.850 €.

A encerrar o programa oficial do Dia 7 de junho, a Câmara Municipal de Oeiras e a Fundação Marquês de Pombal (FMP) vão apresentar ao público a Casa Igrejas Caeiro, às 18H00, na Rua Paula da Gama, n.º 8, no Alto do Lagoal, em Caxias.

Recorde-se que esta Casa, residência de Igrejas Caeiro, um dos maiores homens da Cultura do século XX português, foi deixada em legado por este à Fundação Marquês de Pombal (FMP). A moradia, concebida pelo arquiteto Keil do Amaral em 1958 e construída no estilo do movimento moderno, foi reabilitada pela FMP, reproduzindo-a do modo mais fiel possível, para que possa ser visitada num futuro bastante próximo por alunos dos mais diversos graus de ensino, público especializado e público em geral, que tenham interesse na cultura moderna portuguesa, na evolução dos meios de comunicação social (mais especificamente na rádio) e em arquitetura modernista (para além do interesse que despertam as próprias figuras de Igrejas Caeiro e de Irene Velez, sua mulher).

A FMP pretende preservar o espólio de Igrejas Caeeiro, já que o mesmo é memória não só do casal, mas também se constitui como um retrato social, artístico e político da época em que viveu.  O fundo bibliográfico e discográfico tem vindo a ser catalogado com a colaboração do Município de Oeiras, de modo que todas as existências possam ser consultadas online na base das Bibliotecas Municipais. Foram catalogados até ao momento 3107 livros e 1538 discos em vinil, sendo que esta tarefa ainda se prolongará pelo menos até final de 2022. A moradia alberga igualmente um estúdio de rádio (agora desativado) que, em tempos, chegou a ser local de gravação do programa "Companheiros da Alegria", dirigido por Igrejas Caeiro.

 As obras de reabilitação da Casa respeitaram a traça e a autenticidade dos espaços numa autêntica réplica do ambiente da Casa Igrejas Caeiro quando esta era a sua habitação permanente. Neste sentido, a FMP efetuou um esforço financeiro na remodelação da Casa e reabilitação do mobiliário e áreas exteriores que ultrapassa já os 500.000,00 €.

Caberá à FMP a gestão da Casa Igrejas Caeiro, que será sempre no respeito da vontade do legatário com a preocupação também de assegurar a sustentabilidade da manutenção da Casa e do espolio doado e com o objetivo de constituir mais um polo de interesse cultural relevante na vida dinâmica do concelho de Oeiras, a par do Palácio dos Aciprestes (sede da FMP e igualmente lugar de Cultura).

Refira-se ainda que a Câmara Municipal de Oeiras procedeu à requalificação e embelezamento do Jardim da Casa Igrejas Caeiro, o que consistiu numa intervenção que incluiu a reparação e construção de muros e vedação para delimitação do jardim, execução de caminhos pedonais e requalificação do espaço exterior (monda dos canteiros, corte dos relvados e rega dos arbustos, entre outros), de modo a harmonizar o espaço. Tratou-se de um investimento municipal de cerca de 215 mil euros.

Programa do Dia do Município e Oeiras,
dia 7 de Junho.

9H00 – Hastear das Bandeiras,
nos Paços do Concelho, Oeiras.

9H30 – Missa Solene, na Igreja Matriz de Oeiras,
no Largo 5 de Outubro.

11H00 – Sessão Solene com entrega de condecorações a cidadãos e instituições de reconhecido mérito,
nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal.

16H00 – Inauguração do Espaço Multiusos,
na Av. Combatentes da Grande Guerra, nº 58, em Algés.

17H00 – Inauguração do Equipamento Fitness na Praia da Torre,
junto à Feitoria do Colégio Militar.

18H00 – Visita à Casa Igrejas Caeiro,
na Rua Paula da Gama, n.º 8, no Alto do Lagoal, em Caxias.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site