Director: João Carlos Vieira
Segunda, 26 Setembro 2022 - Periocidade diária
A regularidade da atualização dos conteúdos encontra-se condicionada durante o período de férias até 18 de setembro
2022-05-29 13:46
Oeiras inicia época balnear com qualidade de excelência

Em Oeiras, a época balnear vai decorrer de 1 de junho a 30 de setembro e, além de este ser o único município da Área Metropolitana de Lisboa, com todas as praias oficiais, Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias, com Bandeira Azul, vai há novidades ao nível dos equipamentos de apoio aos banhistas, mais estacionamento e a garantia de um serviço de limpeza de excelência.

A segurança dos areais e do Passeio Marítimo estará assegurada, mediante uma ação coordenada entre a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Marítima e a Polícia Municipal. E como as praias são para usufruto de todos, o Programa Praia Acessível estará uma vez mais disponível em Santo Amaro. Os banhistas terão ainda ao dispor quatro Bibliotecas de Praia.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai fazer a abertura oficial da época balnear no dia 1 de junho, às 13H00, na Praia da Torre, onde serão inauguradas as novas instalações sanitárias de apoio à praia e visitado o novo parque de Fitness Outdoor para a prática de desporto informal, junto à Feitoria.

O investimento na orla ribeirinha tem sido intensificado pela Câmara Municipal de Oeiras que, em apenas três anos (2020-2022) está a investir um total de cerca de 4,5 milhões de euros na zona balnear.

Só este este ano, além de terem sido criadas novas instalações sanitárias, um parque Fitness Outdoor (para a prática de desporto informal e de lazer) e feito o reforço da iluminação noturna na Praia da Torre, a autarquia também instalou sanitários amovíveis nas praias de Paço de Arcos e de Caxias e criou 31 lugares de estacionamento junto à praia de Santo Amaro, o que consistiu num investimento municipal global de rondou 1 milhão de euros.

A segurança é outra forte aposta do Município de Oeiras que está empenhado em garantir praias seguras para todos os utilizadores. Neste sentido, ao longo da época balnear haverá presença constante de policiamento nas praias e no Passeio Marítimo, mediante uma ação coordenada entre a PSP, a Polícia Marítima e a Polícia Municipal.

Por outro lado, nas quatro praias oficiais de Oeiras estará assegurado o serviço de vigilância balnear, através da contratação de nadadores-salvadores e respetivo plano integrado de salvamento que garante as melhores condições de segurança aos banhistas. Ao dispositivo de segurança aprovado pela Capitania do Porto de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras acrescenta a disponibilização de meios complementares, como é o caso das torres de vigia e Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).

Nos areais será assegurado um serviço de limpeza de excelência, através de limpeza mecânica diária em horário noturno e a recolha dos resíduos depositados nos ecopontos quatro vezes ao dia.

Como complemento da limpeza das praias, o projeto Jovens em Movimento será igualmente presença garantida, de 1 de junho a 7 de setembro, prevendo-se a participação de cerca de 400 jovens nestas atividades de manutenção dos areais, acessos e ecopontos de praia. Em 2022, voltará a ser possível recolher um eco-cinzeiro na entrada da praia ou nas Bibliotecas, não sendo necessário devolver o mesmo.

Refira-se ainda que este ano houve um acréscimo do número de papeleiras compactadoras inteligentes às que foram instaladas em toda a extensão do Passeio Marítimo em 2021, por forma a abranger os quase 10km de orla marítima.

Destaque também para a continuação do Programa Praia Acessível – Praia para todos, na Praia de Santo Amaro, que tem por objetivo promover a inclusão social das pessoas com mobilidade condicionada, em particular das pessoas com deficiência, facilitando o acesso destes cidadãos à fruição da praia e aos banhos de mar em segurança, através da utilização gratuita de cadeiras de praia anfíbias e de outros meios de apoio à mobilidade. Recorde-se que este projeto se realiza desde 2005, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de oeiras e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oeiras.

Por último, os banhistas vão poder, pelo segundo ano consecutivo, usufruir diariamente das quatro Bibliotecas de Praia, até 7 de setembro, nas praias oficiais, no horário das 9H00 às 19H00. Ali estarão disponíveis para consulta e empréstimo livros, jornais e revistas. Será ainda disponibilizado acesso ao PressReader (com mais de 7.000 jornais e revistas online, de todo o mundo) e à base de dados académica EBSCO, esta última para quem faz da praia um local de estudo. Os utilizadores vão poder, igualmente, levantar as suas reservas numa das praias à sua escolha, bastando para isso definir o lugar de entrega no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras. Paralelamente, os leitores vão poder participar em oficinas, que estão a ser preparadas, ligando literatura, sustentabilidade, ambiente e ecologia.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site