Director: João Carlos Vieira
Domingo, 25 Setembro 2022 - Periocidade diária
A regularidade da atualização dos conteúdos encontra-se condicionada durante o período de férias até 18 de setembro
2022-05-27 06:00
Semana da Proteção Civil de Oeiras

“De regresso aos grandes eventos em segurança” é o tema deste ano da Semana da Proteção Civil de Oeiras que, entre 30 de maio e 5 de junho, incluirá no seu programa um conjunto de eventos que visam dar a conhecer aos munícipes as atividades da Proteção Civil Municipal, procurando desta forma reforçar a importância da informação e da prevenção na construção de comunidades mais seguras e resilientes. Este tema ganha especial importância nesta altura, pós confinamento, em que Oeiras volta a ser placo de um enorme número de grandes eventos, sejam de caráter desportivo, musical, cultural, gastronómico ou científico.

Do programa da Semana da Proteção Civil destaque-se a Exposição Estática de Meios, que exibirá os meios e recursos dos agentes de Proteção Civil do concelho, que decorrerá nos dias 31 de maio e 1 junho, entre as 9H30 e as 12H00, no Parque estacionamento da Praia da Torre (junto ao restaurante Luar da Barra), em Oeiras.

Esta exposição é dirigida ao público em geral mas em especial às cerca de 800 crianças do 1º ciclo do ensino básico que por ali vão passar e que logo a seguir, das 12H00 às 12H30, assistir, na praia da Torre, à demonstração de um exercício de salvação aquático a dois náufragos, banhistas em dificuldades. Este exercício, com a participação de elementos do Instituto de Socorros a Náufragos e nadadores-salvadores, tem como principal finalidade sensibilizar as crianças para a regras de segurança a ter nas praias e através delas sensibilizar também a população adulta.

Destaque também para a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, no encerramento do “Seminário- Planeamento e Gestão de Riscos em Grandes Eventos”, que terá lugar no dia 2 de junho, das 9H30 às 18H00, no Auditório da Universidade Atlântica. O objetivo é discutir o papel dos vários intervenientes com responsabilidade da garantia da manutenção da segurança (security e safety) em grandes eventos. A abertura deste Seminário será realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

E por forma a permitir demonstrar e treinar a capacidade operacional dos 7 corpos de bombeiros do Município de Oeiras, a Proteção Civil Municipal realizará, no dia 4 de junho, às 11H00 um simulacro na empresa Vimeca (Queluz de Baixo), com ocorrências múltiplas, nomeadamente embate entre viaturas, incêndios vários e evacuação de funcionários. Estarão empenhados neste exercício, todos os Corpos de Bombeiros de Oeiras e ainda a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Municipal.

Para encerrar as comemorações da Semana da Proteção Civil Municipal, irá decorrer no dia 5 de junho, às 11H00, na Praceta Dionísio Matias em Paço de Arcos, uma cerimónia com formatura dos agentes de proteção civil no município, a qual contará com cerca de 150 bombeiros.

A cerimónia será seguida de um desfile de meios de Proteção Civil do Município, que integrará meios da Proteção Civil Municipal; dos Corpos de Bombeiros (incluindo 11 viaturas antigas, de museu); da Policia de Segurança Pública, da Policia Municipal, dos SIMAS Oeiras e Amadoras e dos serviços da Câmara Municipal de Oeiras, num total de 62 viaturas, as quais partirão da Praça do Parque das Cidades, passando por: Estrada de Paço de Arcos, Avenida N. S.ª dos Navegantes, Rua José de Oliveira Raposo, Praceta Dionísio Matias e Rua Costa Pinto, finalizando na Avenida Miratejo.

Por último refira-se que durante a Semana serão realizados vários Webinares, para um público técnico e académico, com a finalidade de aprofundar alguns conceitos inerentes às operações de segurança em grandes eventos, como é o caso da gestão de pânico e técnicas de evacuação em grandes eventos.

Programação

Dia 30 de maio

18h00 – Webinar Gestão do pânico e técnicas de evacuação em grandes eventos
(parceria com Universidade Atlântica)

 Dia 31 de maio

9h30 - 12h00 – Exposição estática de meios dos agentes de Proteção Civil
(parque de estacionamento da Praia da Torre)

10h45 e 12h15 – Exercício de salvamento em meio aquático – Praia da Torre

18h00 – Webinar Tecnologias de Segurança em grandes eventos
(parceria com Universidade Atlântica)

 Dia 1 de junho

9h30 - 12h00 – Exposição estática de meios dos agentes de Proteção Civil
(parque de estacionamento da Praia da Torre)

10h45 e 12h15 – Exercício de salvamento em meio aquático – Praia da Torre

18h00 – Webinar Grandes eventos em locais físicos e locais itinerantes ou sazonais
(parceria com Universidade Atlântica)

Dia 2 de junho

9h30 - 18h00 – Seminário Planeamento e gestão de riscos em grandes eventos
(em parceria com a Universidade Atlântica) – Auditório da Universidade Atlântica

Dia 3 de junho

18h00 – Webinar A importância dos simulacros na preparação dos grandes eventos
(parceria com Universidade Atlântica)

Dia 4 de junho

11h - 13h00 – Exercício de Simulacro dos meios de Proteção Civil Oeiras
(instalações da VIMECA, Queluz de Baixo)

 Dia 5 de junho

11h – 12h00 – Cerimónia e desfile de meios de Proteção Civil do Concelho de Oeiras
(Praceta Dionísio Matias, Paço de Arcos)

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site