Director: João Carlos Vieira
Terça, 27 Setembro 2022 - Periocidade diária
A regularidade da atualização dos conteúdos encontra-se condicionada durante o período de férias até 18 de setembro
2022-05-04 08:05
Mafalda Veiga na próxima sessão de “Nós Leitores” em Oeiras

Mafalda Veiga é a convidada especial da segunda sessão do programa “Nós Leitores” moderada por Tito Couto, que vai ter lugar no dia 19 de maio, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Algés. A entrada é gratuita, sujeita à capacidade da sala, por ordem de chegada. O evento tem transmissão direta na página de Facebook do Município de Oeiras.

Trata-se do regresso do projeto “Nós, Leitores” às Bibliotecas Municipais de Oeiras, que, ao longo do ano, recebe mensalmente uma figura pública que será desafiada a escolher um dos livros que mais prazer lhe proporcionou, a falar sobre o livro, ou livros, que está a ler e o livro cuja leitura anda a adiar indefinidamente, a que se juntarão outras sugestões e conversas sobre leitura e literatura.

Dispensa grandes apresentações, lembre-se, no entanto, que Mafalda Veiga é uma das mais importantes e reconhecidas cantoras e compositoras portuguesas, autora de algumas das canções mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea. Estreou-se no final de 1987, ainda no 2º ano de Literatura, com o disco Pássaros do Sul (Disco de Prata em menos de um mês e Prémio Sete de Ouro Revelação).

Editou vários álbuns que foram Discos de Ouro, Prata e Platina, como “Tatuagem” (1999, que integrou bandas-sonoras de novelas da Tv Globo), “Ao Vivo” (2000, CCB, Lisboa), “5 de outubro no Coliseu de Lisboa” (DVD, 2004), “Chão” (2009, Prémio Zeca Afonso), “Zoom” (2011) e “Praia” (2016). Em 2018 editou duetos das suas canções “Planície” (Miguel Araújo), “Imortais” (Jorge Palma), e “Praia” (Rui Reininho) e apresentou-se ao vivo com estes músicos convidados, e com Ana Bacalhau e Tiago Bettencourt, no Coliseu do Porto e no Campo Pequeno, em Lisboa, para comemorar 30 anos de música.

Em 2019 publicou, com imagens originais da pintora Ana Vidigal, um livro com as letras das suas canções intitulado “E arrumei as gavetas e cuidei do meu jardim” (ed.Bluebook) e foi convidada para tocar com a cantora e compositora colombiana Mónica Giraldo na FilBo - Feira Internacional do Livro de Bogotá. Em 2020, Mónica Giraldo adaptou a canção “Todas as Coisas” de Mafalda Veiga (do disco “Praia”), que gravaram em dueto em português e em espanhol para o seu novo álbum, “Hubo um Tiempo”, editado na Colômbia em maio de 2021. Em 2021 foi-lhe atribuída a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site