O tema escolhido foi “As Chefs e a Cidade”, que irá juntar à mesa Ana Moura, do restaurante Lamelas (Porto Covo); Angélica Cardoso, do restaurante In Diferente (Porto); Maria Solivellas, do restaurante Ca na Toneta (Mallorca); Marlene Vieira, do restaurante Marlene (Lisboa), Noélia, do restaurante Noélia e Jerónimo (Tavira) e Carla Rocha (vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Oeiras).
Entre outros temas, falar-se-á sobre a gastronomia como catalisadora do turismo local e regional. O evento incluirá também uma experiência sensorial da autoria de Patrícia Gabriel, que se realizará na Capela do Palácio do Marquês de Pombal e uma degustação da criação da Chef pasteleira Sara Soares com Vinho de Carcavelos Villa Oeiras: Mousse de citrinos, gel de Vinho Carcavelos e crocante de amêndoa, que se realizará na Adega do Marquês. A inscrição em Mulheres com Tomates é gratuita mas obrigatória, em www.nutsbranding.com
Recorde-se que a 8ª edição da mostra enogastronómica “Há Prova em Oeiras” vai decorrer ao longo de três dias – 13, 14 e 15 de maio - nos Jardins e Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras. Este evento tem como objetivo não apenas promover este monumento nacional, mas também divulgar a restauração do concelho de Oeiras e os vinhos da região vitivinícola de Lisboa, particularmente os que pertencem à rota de Bucelas, Carcavelos e Colares.
Esta edição estará organizada numa lógica tripartida: uma área de exposição, prova e venda de vinhos com produtores e distribuidores de Lisboa e outras regiões de Portugal; outra de degustação gastronómica com restaurantes selecionados de Oeiras e venda de comidas e bebidas; e um conjunto de atividades paralelas na área dos vinhos e gastronomia, que incluem workshops com profissionais de referência do setor e visitas guiadas à adega, entre outros.
O acesso ao evento é livre, tendo a prova de vinhos um custo de quatro euros, com entrega de copo e pulseira. A zona gastronómica praticará preços previamente acordados com a restauração presente, com variação entre os três e os cinco euros.