Director: João Carlos Vieira
Quinta, 19 Maio 2022 - Periocidade diária
2022-04-14 12:24
Comemorações do 25º aniversário da Biblioteca Municipal de Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras encerra as comemorações dos 25 anos da Biblioteca Municipal de Oeiras com um conjunto de iniciativas que decorre entre os dias 19 e 23 de Abril, precisamente no Dia Mundial do Livro.

A 19 de Abril, na Biblioteca Municipal de Algés, tem lugar, às 21H30, um “Café com Letras” especial, dedicado às tarefas de tradução literária. Dois tradutores que são, ao mesmo tempo, autores - Tânia Ganho e Daniel Jonas - numa conversa com o também autor e tradutor José Mário Silva e onde se falará desta nobre e complexa função de converter para a língua portuguesa obras de ficção de escritores reconhecidos mundialmente.

No dia 20, retomar-se-á um projeto de conversas com leitores reconhecidos pelo público em geral, o “Nós Leitores”. A primeira sessão, moderada por Tito Couto, contará com a presença de Luísa Sobral e será, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

A 21 de Abril, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira trazem o espetáculo “Paz, Poetas e Pombas: carta a Zeca Afonso”, num misto de narração oral, textos literários e letras de canções de José Afonso.

No dia 22, às 21h30, também na Biblioteca de Carnaxide, o “Café com Letras” revela a mais recente obra de Laborinho Lúcio - “As sombras de uma azinheira”.

A encerrar, no dia 23 de abril, às 16H00, na Biblioteca Municipal de Oeiras, será lançado o livro “Biblioteca: narrativas”, com 25 textos de autores nacionais e internacionais dedicados a estas casas do livro e do conhecimento, seguido de uma mesa-redonda sobre a importância das Bibliotecas, do livro e da leitura.

Nesta mesa-redonda estrão presentes Teresa Calçada (Comissária do Plano Nacional de leitura), Sofia Pinto (Bibliotecária), Gina Lemos (Professora Universitária e Investigadora), Vitor Tomé (Professor Universitário e Investigador) e Maria “Banal-Girl” (Blogger, Instagramer e Youtuber da leitura).

A conversa centrar-se-á na importância da promoção do livro e da leitura, das bibliotecas e qual o seu papel face aos novos desafios dos suportes digitais e ainda de que modo as crianças e os jovens se se apropriam de leituras de ficção, online.

No final do dia 23, será ainda assinado, entre o Plano Nacional de Leitura e o Município de Oeiras, o Plano Local de Leitura, que estreita as relações entre as duas instituições no sentido de dinamizarem atividades de fomento do livro.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site