Director: João Carlos Vieira
Quinta, 19 Maio 2022 - Periocidade diária
2022-03-31 17:41
Oeiras associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oeiras associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a decorrer no mês de abril em todo o país, à semelhança do que acontece em diversos países europeus.

Esta iniciativa, apoiada pelo Município de Oeiras, pretende tornar visível o interesse comum das entidades e instituições do concelho relativamente à problemática dos maus tratos na infância, consciencializando a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal, física e psicológica.

O símbolo associado a esta causa é o Laço Azul e todas as ações tendentes a lançar a sensibilização para este tema pretendem despertar a consciência dos cidadãos, sob o lema “Serei o que me deres … Que seja Amor”.

Do programa, destaque para a cerimónia de encerramento, no dia 30 de abril, que consistirá na realização de um Laço Humano, em que participarão cerca de 3 mil pessoa, às 9H30, no Estádio Nacional. Este evento, aberto à participação das famílias, é realizado em colaboração com a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Oeiras.

Também no dia 30, às 9H30, decorrerá a corrida “5 km pelas crianças”, no Estádio Nacional, no Jamor, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), com a organização técnica da Federação Portuguesa de Atletismo, em parceria com o Município de Oeiras e com o Centro Nacional Desportivo do Jamor.

Refira-se também a realização do Ciclo de Conferências “Olhares sobre a Infância” sob o tema “Boas práticas da Comunidade Educativa na Prevenção dos Maus Tratos na 1ª Infância “, PARA professores/educadores do pré-escolar e 1º ciclo, que terá lugar no dia 26 de abril, das 14h às17H, no Templo da Poesia (Parque dos Poetas).

Programa:

Dia 1 de abril - Colocação dos Laços Azuis: Sensibilização da Comunidade de Oeiras para decorar os espaços exteriores e, ou interiores com um Laço Azul; Convidar as Famílias para a elaboração de Laços Azuis com as suas Crianças e Jovens: nviar fotografias para o endereço eletrónico da CPCJ: [email protected] para divulgação na página de Facebook da CPCJ de Oeiras; Solicitar a toda a comunidade escolar (todos os graus de ensino) a elaboração de trabalhos e, ou exposições sobre a temática da Prevenção dos Maus Tratos e a História do Laço Azul.

No decorrer do mês de março e abril, os Agrupamentos de Escolas do Concelho irão dinamizar um concurso alusivo à temática e os trabalhos selecionados serão expostos no Templo da Poesia no dia 26 de abril. Ao longo do mês, realização de sessões de sensibilização e, ou formação sobre “Bullying e Maus-Tratos “. Atividade dinamizada pela PSP junto dos Agrupamentos Escolares.

A utilização da internet tem vindo a ser um tema central na vida das famílias e docentes e, deste modo, é fundamental garantir a utilização da internet de forma segura. Assim, estão previstas ações de sensibilização com a colaboração do Projeto Centro Internet Segura (CIS), dirigidas, neste mês, a dois Agrupamentos de Escolas do concelho, ensino secundário.

A livraria ESPAÇO, em Algés, irá desenvolver, ao longo do mês, atividades que sensibilizem a comunidade para esta temática.

26 de abril – Ciclo de Conferências “Olhares sobre a Infância “sob o tema “Boas práticas da Comunidade Educativa na Prevenção dos Maus-Tratos na 1ª Infância “- Templo da Poesia.

Dia 30 de abril – Realização do Laço Humano no Estádio Nacional aberto à participação das famílias, em colaboração com a PSP de Oeiras. (iniciativa da CNPDPCJ)

Dia 30 de abril - Corrida contra os Maus-Tratos (atividade desenvolvida pela Federação de Atletismo) a ter lugar no Estádio Nacional.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site