Director: João Carlos Vieira
Terça, 09 Agosto 2022 - Periocidade diária
2022-03-27 14:36
Teresa Bonvalot vence em Israel e conquista título europeu de surf

A surfista da Linha de Cascais, Teresa Bovalot, conquistou mais um assinalável êxito para o surf feminino nacional, sagrando-se, após a vitória em Israel, o título de campeã da europa.

Teresa venceu de forma avassaladora o QS3000 de Netanya, o que lhe valeu  para além da conquista do título europeu, ainda uma vaga nas Challenger Series 2022.

O dia decisivo da competição começou com a surfista da Linha a eliminar a britânica Ellie Turner em mais uma grande demonstração do excelente momento que atravessa, somando 15,50 pontos, com uma nota de 8,17 pontos pelo meio, deixando a adversária com somente 8,03 pontos.

Teresa Bonvalot chegou, assim, embalada à final, onde até foi Erostarbe a começar mais forte. Contudo, a resposta de Teresa não demorou. Já na segunda metade do heat a surfista de Cascais conseguiu uma onda de 9,63 pontos, a melhor de todo o evento, incluindo prova masculina, e operou a reviravolta. No final, Teresa Bonvalot, de 22 anos, somou 15,40 pontos, contra 12,90 da basca.

Um triunfo que garantiu automaticamente o título europeu a Teresa Bonvalot, mesmo faltando ainda uma etapa para o final do circuito. Depois de já ter ganho o QS3000 dos Açores, em novembro passado, Teresa já superou a barreira dos 6000 pontos no ranking, enquanto as mais diretas adversárias (Kika Veselko, Mafalda Lopes e Nadia Erostarbe) somam 3600 pontos. Como na próxima etapa, na Caparica, apenas estão em disputa 1000 pontos para a vencedora, Teresa já garantiu, matematicamente, o título.

Esta foi a terceira vitória da carreira de Teresa Bonvalot no circuito WQS, depois de apenas se ter estreado a vencer no ano passado. É também o primeiro título europeu do escalão principal, depois de ter sido campeã europeia júnior por duas ocasiões consecutivas. Um momento que confirma Teresa como a surfista europeia do momento e uma grande candidata a atacar as vagas de qualificação para o circuito mundial de 2023. Algo que irá tentar no circuito Challenger Series 2022, que arranca em maio.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site