“Santi” foi o melhor e mais consistente surfista dos dois dias da final nacional de surf esperanças sub-16, tendo batido Salvador Costa, do Ericeira Surf Clube, na derradeira e decisiva bateria do campeonato.
Santiago bateu Salvador com um score total de 10,65 contra 5,25 do rival ericeirense, em condições complicadas com muito vento a dificultar a formação das ondas em São Pedro. No final, Santiago fez o balanço da prova:
“Foram dois dias de ondas um pouco difíceis, com mar grande no sábado e sempre muito vento, mas acho que no fim correu-me lindamente.” Com 16 anos, esta foi a despedida do jovem surfista deste escalão, tendo já experimentado competir em sub-18 com bons resultados, diz, concluindo:
“A sensação de sair como campeão deste escalão é ótima. O ano passado estive na final e saí vice-campeão e este ano o objetivo era ser campeão. De resto, sinto-me muito preparado para a próxima fase do meu percurso, fui quinto lugar na finalíssima de sub-18 e estou muito motivado para o futuro.”