Para a Presidente da Direção Vanina Chantal "Foi uma época fantástica que acabou em grande. Com uma equipa mais reduzida, mas igualmente motivada e empenhada conseguimos conquistar o título de vice-campeões nacionais na especialidade de Canoagem de Mar que é a nossa grande paixão. Somos “ocean spirit”, treinar e competir no mar é um gosto enorme.”
“Todos os atletas estão de parabéns. Pelos títulos, pelas medalhas, pelos lugares alcançados, pela auto-superação de cada um, mas acima de tudo pela humildade com que competem. São fonte de inspiração, exemplo, referência e motivação. São uns verdadeiros heróis e representam o emblema de Oeiras.”
Competiram nesta etapa, um total de 207 atletas, num percurso de 21 quilómetros, em que a partida aconteceu em Sesimbra e a chegada em Setúbal. O Clube do Mar Costa do Sol marcou presença com 24 atletas, que conquistaram três títulos de vice-campeões e segundo e ainda três terceiros lugares.
Numa competição marcada por um plano de água muito duro com ausência de onda e vento, destaque para Francisco Dias, em SS1 júnior, a alcançar a terceira posição do pódio. Ainda em SS1 júnior, os atletas do CMCS obtiveram as seguintes classificações: João Alves da Silva (5º lugar), Tomé Hamard (8º lugar), Bruno Pires (16º lugar), João Roboredo (22º lugar).
Em SS1 júnior feminino, Tatiana Costa alcançou a terceira posição, mas sagrou-se vice-campeã nacional e Catarina Santos que finalizou na quarta posição, conquistando uma medalha de “bronze”.
Em SS1 sénior, participaram cinco atletas, que alcançaram os seguintes lugares: Henrique Marcelino (10º lugar), Juan Vilória (11º lugar), Rafael Faria (16º lugar), Gonçalo Aires (18º lugar), Philippe Paymal (18º lugar).
Em SS1 sénior feminino, a atleta Sara Sotero foi a grande vencedora desta etapa enquanto no escalão Sub-23 a mesmaa atleta, Sara Sotero, conquistou a medalha de “prata”. Destaque ainda para os atletas Rafael Faria e Gonçalo Aires que, no escalão Sub-23, classificaram-se em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Afonso Gaspar e André Lopo chegaram em segundo lugar no escalão de SS2 júnior, sagrando-se vice-campeões nacionais. Também no escalão SS2 júnior a tripulação Pedro Brito e André Sancho alcançou a sétima posição nesta etapa.
A dupla Catarina Santos e Pedro Rolla em SS2 misto conquistaram a sétima posição e em SS2 Sénior, a tripulação constituída pelos atletas Gonçalo Canhoto e Manuel Andrade finalizaram a etapa na nona posição. Ainda no escalão de Veterano B, o atleta José Alegria Fernandes terminou no nono posto e Paulo Aires no 14.º lugar.