Director: João Carlos Vieira
Domingo, 24 Outubro 2021 - Periocidade diária
2021-10-12 17:10
Clássicos em Oeiras - “Grandes Trios Com Piano” prossegue no domingo

O programa “Clássicos em Oeiras - Grandes Trios Com Piano” continua no próximo domingo, dia 17 de outubro, às 17:00 horas, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.

O trio com piano é um dos mais apreciados conjuntos de música de câmara. A combinação entre um instrumento melódico - o piano e, muitas vezes, o violoncelo - como instrumento que assegura a linha contrastante, que apoia a parte mais grave do conjunto, sempre atraiu muitos compositores, desde as sonatas de Corelli até aos dias de hoje.

Os grandes trios dos compositores de Viena abriram uma nova era na escrita para este conjunto. A linha foi seguida por J. Brahms, apresentado neste recital com o seu trio para clarinete, violoncelo e piano, uma obra que foi inspirada pelo belo som do clarinete e o seu mestre, que Brahms conheceu em Meiningen.

Outro grande mestre da música de câmara, desta vez das terras francesas, preenche o programa com o trio inicialmente escrito para violino, piano e violoncelo e, muitas vezes, apresentado com o clarinete em substituição do violino. Uma obra tardia deste compositor, cuja figura marcou muitos outros compositores franceses.

J. BRAHMS – Trio para clarinete, violoncelo e piano Op. 114
G. FAURÉ – Piano trio para clarinete, violoncelo e piano Op. 120

Tiago Ribeiro (violoncelo); Igor Varela (clarinete); José Pedro Ribeiro (piano); Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis.
Informações: [email protected] – tel. 214408565

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site