Director: João Carlos Vieira
Sábado, 18 Setembro 2021 - Periocidade diária
2021-08-11 11:10
Oeiras inaugura conjunto escultórico de homenagem ao Vinho de Carcavelos

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, presidiu à inauguração do conjunto escultórico “Permanência do Vinho de Carcavelos”, que pretende celebrar o vinho produzido pelo Município e que é uma referência histórica e identitária do concelho.

Localizada na rotunda de interseção da Rua da Estação Agronómica Nacional, Avenida da República e Rua da Quinta das Palmeiras, em Oeiras, a obra é da autoria do artista plástico Rui Sanches. No conjunto escultórico encontram-se concentradas referências associadas à atividade milenar da produção do vinho.

A forma final da colunata lembra um campo arqueológico, onde os restos de uma arquitetura clássica nos apareçam reduzidos aos fustes desiguais de uma série de colunas. A coluna, elemento essencial do sistema construtivo poste e lintel, é uma das formas distintivas da nossa cultura Clássica.

As estruturas em aço corten que abraçam as colunas sugerem a forma de pipas, empilhadas umas sobre as outras. O resultado evoca a produção do Vinho de Carcavelos Villa Oeiras, efeito que é amplificado pela plantação, em linhas que seguem a orientação do eixo maior da rotunda de modo a valorizar e ampliar o efeito figurativo.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site