Director: João Carlos Vieira
Quinta, 05 Agosto 2021 - Periocidade diária
2021-06-28 19:27
Oeiras hasteia bandeiras azuis em todas as praias

As quatro Bandeiras Azuis atribuídas às quatro praias oficiais do concelho de Oeiras vão ser hasteadas em simultâneo, às 10h00 da próxima quinta-feira, 1 de julho. A cerimónia oficial, onde estará o Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, terá lugar na praia de Caxias, Baía dos Golfinhos.

Oeiras “congratula-se” por manter o estatuto de ser, pelo segundo ano consecutivo, o único município da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com todas as praias oficiais com Bandeira Azul (praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias). Além do mais, este ano a Praia de Santo Amaro foi também distinguida com o galardão Qualidade de Ouro.

Refira-se ainda que, além das águas balneares esta distinção é igualmente atribuída de forma regular ao Porto de Recreio de Oeiras.

A atribuição deste galardão representa o cumprimento de mais de 30 critérios rigorosos relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Esta distinção significa que a praia galardoada apresenta um conjunto de serviços de qualidade e excelência promovidos pela entidade gestora e que são assegurados de forma contínua o que transmite aos seus utilizadores um grau de confiança superior ao das praias não galardoadas.

A atribuição de uma Bandeira Azul visa também promover um conjunto de práticas para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas.

A Bandeira Azul é assim, um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site