Director: João Carlos Vieira
Quinta, 05 Agosto 2021 - Periocidade diária
2021-06-18 09:53
Oeiras apresenta oficialmente candidatura a Capital Europeia da Cultura

Está apresentada oficialmente a candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura no ano de 2027, "um propósito ao qual o Município de Oeiras se propõe e do qual sairá sempre a ganhar". Esta é a consideração do Comissário da Candidatura do programa Oeiras 27, Jorge Barreto Xavier e também de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Numa cerimónia que decorreu no auditório do Taguspark, em Porto Salvo, a apresentação do programa Oeiras 27, que está na base da candidatura, foi conduzida por Rui Unas e arrancou com mensagens enviadas pelo conselheiro estratégico Robert Palmer, que mostrou a convicção de que Oeiras vai vencer esta candidatura, e também da comissária europeia Elisa Ferreira e do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, que manifestaram o seu apoio.

Seguiu-se a apresentação dos objetivos da candidatura e dos programas previstos no âmbito do Oeiras 27 pelo Comissário Jorge Barreto Xavier, centrado em cinco grandes eixos: Oeiras, Ecossistema Urbano; Oeiras, Capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa; Oeiras, Capital das Artes e da Criatividade; Oeiras, Capital das Heranças Culturais; Oeiras, Capital do Património Marítimo.

Katia Guerreiro, fadista e membro do conselho geral do Oeiras 27, justificou a sua adesão a esta candidatura e mostrou-se convicta de que, com este pograma, Oeiras estará centrada no mapa nacional e internacional a nível cultural.

“Em Oeiras vai nascer uma nova era. Estou certa de que este concelho poderá ser altamente competitiva em programação cultural e atratividade com toda esta envolvência urbana, as praças centrais, e vivência cultural que está prevista”, afirmou a fadista.

Na última intervenção da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, explicou que o Município “lançou-se nesta aventura” por estarem ”reunidas todas as condições materiais, imateriais e identitárias” para o fazer.

Além disso, apontou, foi fundamental o consenso político na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal, e ainda o envolvimento dos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa no apoio a esta candidatura.

“O que queremos agora é o envolvimento das pessoas. Que todos participem e reconheçam a importância desta participação e se mobilizem em função do interesse público. Isto é determinante para o sucesso da candidatura e dos resultados que ficarão para depois disso”, apelou.

Isaltino Morais frisou que “todos os projetos que o Município se propõe fazer no âmbito do Oeiras 27 vão sempre acontecer”, quer se vença a candidatura ou não e, por isso, concluiu o autarca, “Oeiras sairá sempre a ganhar”.

A cerimónia terminou com uma atuação da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

DL/CM Oeiras

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site