Director: João Carlos Vieira
Terça, 15 Junho 2021 - Periocidade diária
2021-05-18 11:27
Oeiras aposta forte na zona balnear com um investimento de 4,5 milhões

O Município de Oeiras viu a transferência de competências como uma oportunidade para melhorar substancialmente a qualidade e a segurança de toda a zona balnear do concelho. E neste sentido, a Câmara Municipal tem já a decorrer projetos cujo investimento ascende a cerca de 3 milhões de euros, os quais incluem uma melhoria substancial da iluminação pública, a requalificação do Porto de Recreio e da Piscina Oceânica e a instalação de equipamentos infantis e de fitness em todas as praias, entre outros.

Além do mais, só para esta época balnear, que vai arrancar no dia 1 de junho, a autarquia já investiu perto de 900 mil euros, ou seja, quase o dobro do que em 2020 (500.000,00€). Assim, em três anos (2020-2022) Oeiras vai investir um total de cerca de 4,5 milhões de euros na zona balnear.

Congratulando-se por manter o estatuto de ser, pelo segundo ano consecutivo, o único município da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com todas as praias oficiais com Bandeira Azul (praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias), Oeiras começa a época balnear com novos serviços e equipamentos para usufruto dos banhistas.

Entre as novidades para este verão, destaque para a instalação de papeleiras compactadoras inteligentes em toda a extensão do Passeio Marítimo e para a criação de instalações sanitárias definitivas na praia de Santo Amaro, com um módulo adicional para utilização como posto de socorro.

Por outro lado, Oeiras quer proporcionar o máximo de segurança e qualidade possível aos utilizadores das praias, pelo que decidiu, pelo segundo ano, arcar com as despesas salariais dos 21 nadadores-salvadores, de modo a incentivar economicamente os concessionários e a garantir a segurança dos banhistas. Em prol da segurança, a autarquia também adquiriu uma mota de água, para salvamento marítimo.

Depois, já a partir do final deste verão, vai ser feita uma melhoria substancial na iluminação pública quer ao longo do Passeio Marítimo (entre a Praia de Santo Amaro de Oeiras e a Praia de Paço de Arcos e também na zona do Dafundo), quer na praia da Torre. Será um investimento em iluminação pública que, no total, rondará os 500.000,00€.

Em projeto está também a colocação de novos equipamentos infantis nas praias de Algés, Caxias, Paço de Arcos e Torre e a instalação de espaços fitness nas praias de Algés e Caxias e um outro, já em construção e que será inaugurado em breve, junto à Feitoria do Colégio Militar (Praia da Torre). Refira-se que o espaço fitness já existente na praia de Paço de Arcos está a ser requalificado.

Planeada está também a repavimentação do Passeio Marítimo, entre Santo Amaro e Paço de Arcos e, no final do verão, vão arrancar as obras de requalificação no Porto de Recreio (que também tem Bandeira Azul) e na Piscina Oceânica. Esta intervenção incluirá o reforço do Molhe, a requalificação da Doca Seca, a substituição do pavimento da Piscina Oceânica, a reparação das pranchas de saltos e da casa das máquinas e, ainda, a substituição das estações elevatórias de todo este complexo.

No âmbito das medidas de combate à COVID-19, atuando sempre de acordo e em consonância com as orientações da Direção Geral da Saúde e do Governo da República, em todas as praias serão mantidos serviços para garantia do usufruto em segurança pelos utentes no âmbito da pandemia vigente, como a desinfeção e higienização de instalações sanitárias e superfícies de contacto (ex.: botões de chuveiros, lava-pés, corrimões ou tampas de ecopontos) e será mantido o sistema de sinalização do estado de ocupação dos areais, através da colocação de torniquetes virtuais nas entradas das quatro praias e que alimentarão a App informativa sobre a lotação dos areais.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site