Director: João Carlos Vieira
Terça, 11 Maio 2021 - Periocidade diária
2021-04-20 19:01
Jogos Florais regressam a São Domingos de Rana

A Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana promove a 13.ª Edição dos Jogos Florais no quadro do programa da Cultura, retomando assim uma iniciativa que data desde 1997 e cujo objetivo é dar a oportunidade a todos quantos queiram partilhar os seus dotes literários, no quadro do tema proposto: “Sustentabilidade”.

“A Vida, enquanto processo transformador, decorre de um conjunto de fenómenos dos quais a interligação Homem/Natureza determina em última análise a preservação do nosso Planeta e da sociedade tal como a conhecemos. As consequências do desequilíbrio da ação do Homem sobre a natureza são por demais evidentes e as alterações climáticas constituem o seu fulcro central. Assim, cada um, do mais novo ao mais velho, pode partilhar uma vivência, uma ideia de Presente, mas principalmente de Futuro.”

Normas de funcionamento

1 - Este concurso está aberto a todos os residentes no território nacional.

2 - São admitidas a concurso produções inéditas alusivas ao tema proposto – “Sustentabilidade” – e que cumpram com as normas requeridas.

2.1 - Poesia

Quadra: em redondilha maior, de rima ABAB.

Soneto: de características clássicas, em versos de 10 ou 11 sílabas.

Lírica: Sem sujeição a qualquer sistema estrófico ou rítmico.

2.2 - Prosa

Ensaio: peça literária caraterizada pela análise de ideias em que pontifiquem a reflexão, a autonomia crítica e o pensamento original, com o limite máximo de quatro páginas.

3 - Como forma de incentivar os mais jovens [escalões etários dos 8 aos 12 e dos 13 aos 15], alargamos a iniciativa à sua participação, subordinada ao mesmo tema - Sustentabilidade – em que se pede um pequeno texto ou um simples pensamento que expresse o seu sentir sobre esta ideia.

4 - Os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa, digitados em folhas A4, escritas só de um lado e enviados três exemplares. As Quadras apresentar-se-ão apenas uma em cada folha.

5 - Todos os trabalhos devem ter no verso o pseudónimo, o título, a idade do autor e a modalidade a que concorrem.

6 - Cada participante pode concorrer com o máximo de dois trabalhos por modalidade exceto a Quadra, em que o limite é de três.

7 - Conjuntamente com cada original, deverá constar um sobrescrito fechado, com a identificação completa do autor, morada, contacto telefone e e-mail, e apenas o pseudónimo adotado no exterior.

8 - Nos trabalhos dos escalões juvenis (limites de 8 a 15 anos, completados até 31 de dezembro de 2020) a idade do concorrente deve ser indicada quer na composição, quer no exterior do sobrescrito de identificação.

9 - Os originais devem ser enviados por via postal, sem indicação do remetente, até 30 de abril de 2021 (data do carimbo dos correios) ou entregues em mão:

Junta de Freguesia de São Domingos de Rana
Jogos Florais
Rua Dom Duarte Meneses, n.º12
2785-582 São Domingos de Rana

10 - O júri, constituído por individualidades de idoneidade e competência reconhecida, deliberará por maioria e das suas decisões não haverá recurso, salvo nos casos de plágio ou falta de ineditismo das obras distinguidas.

Nota: Nos casos em que o júri assim o entenda, os trabalhos apresentados a concurso serão submetidos a uma aplicação detetora de plágio.

11 - Serão excluídos os trabalhos que desrespeitem algumas das normas referenciadas por serem considerados, fora da proposta temática ou caso ofendam os princípios da boa moral e do civismo.

12 – Prémios

Em cada modalidade serão atribuídos os seguintes prémios:

Escalão Sénior

Soneto, Lírica, Ensaio

1.º Prémio: 1 Computador portátil
2.º Prémio: 1 Tablet
3.ºPrémio: 1 telemóvel

Quadra

1.º prémio: 1 tablet
2.º Prémio: 1 mochila
3.º Prémio: obras literárias

Os prémios para os escalões juvenis serão constituídos por tablets, mochilas, entradas no Oceanário ou no Jardim Zoológico e placas classificativas.

Todos os premiados receberão diplomas de participação.

13 - O júri poderá não conferir um ou mais prémios em cada modalidade se, para manter a qualidade do concurso, o nível dos trabalhos assim o exigir. Pode, ainda, conceder as Menções Honrosas que entender merecidas.

14 - Os resultados serão divulgados em finais de maio de 2021.

14.1. Os direitos dos trabalhos premiados ficarão pertencentes à autarquia e serão reunidos num catálogo. Os trabalhos não classificados poderão ser solicitados à Junta de Freguesia.

15 - Não poderão participar nestes Jogos Florais os elementos do júri, nem quaisquer outras pessoas envolvidas diretamente na organização desta iniciativa.

16 - As situações não previstas nestas normas de funcionamento serão resolvidas, conjuntamente, pelo júri e pela organização.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site