Director: João Carlos Vieira
Quinta, 02 Dezembro 2021 - Periocidade diária
2021-04-11 16:57
Carolina Mendes e Afonso Antunes vencem primeira etapa do nacional

Afonso Antunes e Carolina Mendes conquistaram o triunfo no Allianz Ericeira Pro, aquela que foi a etapa inaugural da Liga MEO 2021, a principal prova de surf em Portugal.

No campeonato que define os títulos de campeões nacionais, Afonso e Carol repetiram os triunfos alcançados no ano passado na Ericeira, iniciando a temporada na frente dos respetivos rankings nacionais.

A etapa ericeirense ficou marcada por uma forte afirmação dos novos talentos do surf nacional, com dois juniores e um sénior de primeiro ano a chegarem às finais. Além de Afonso Antunes, de 17 anos, também Guilherme Ribeiro, de 19, e Kika Veselko, de 17, os finalistas vencidos, ajudaram a elevar o nível, participando no “assalto” da nova geração aos pódios.

O dia final do Allianz Ericeira Pro começou com um super heat entre Vasco Ribeiro e Tomás Fernandes nos quartos-de-final, com o tetracampeão nacional a bater o experiente surfista local. No heat seguinte Guilherme Ribeiro venceu Francisco Almeida, num duelo de surfistas da Costa de Caparica, e garantiu as primeiras meias-finais da carreira. Os quartos-de-final ficaram completos com os triunfos de Afonso Antunes frente a Arran Strong e também de Pedro Coelho frente ao top 4 nacional Luís Perloiro.

Nas meias-finais, quando todas as odds pareciam apontadas para um triunfo de Vasco Ribeiro, a juventude e irreverência de Guilherme Ribeiro acabaram por fazer a diferença. Depois de ter garantido as meias-finais pela primeira vez na carreira, Gui não ficou satisfeito e foi ainda mais longe, causando uma das grandes surpresas da prova. Na segunda meia-final Afonso Antunes não deu azo a mais surpresas e bateu Pedro Coelho rumo a mais uma final na Ericeira.

Com as ondas a chegarem em força para abrilhantar a final, Guilherme e Afonso disputaram um heat simbólico, que juntou dois surfistas que fizeram dezenas de finais juntos nas categorias mais jovens. Depois de uma disputa pautada pela espetacularidade de ambos, Afonso conseguiu o melhor score de todo o evento, com 15,25 pontos, para garantir o triunfo. Esta foi “apenas” a segunda vitória do júnior Afonso Antunes na Liga MEO Surf, igualando ainda o número de triunfos do pai, o antigo campeão nacional João Antunes, na Ericeira.

“Foi muito bom ter partilhado a final com o Guilherme, que é um grande amigo meu”, começou por salientar Afonso Antunes. “Repetimos as finais que fazíamos quando éramos Esperanças e se pudesse repetia isto mais vezes. Somos dois grandes amigos, com sonhos muito grandes. A final foi provavelmente a altura do campeonato em que houve melhores ondas. Agora quero manter a forma e tentar fazer com que não aconteça o que aconteceu no ano passado, quando perdi o título na última etapa”, vincou o campeão do Allianz Ericeira Pro.

 DL/ANS

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site