Director: João Carlos Vieira
Segunda, 01 Março 2021 - Periocidade diária
2021-01-19 10:53
Oeiras prossegue com apoio a empresas para recuperação económica

O Município de Oeiras, com o objetivo de moderar os efeitos recessivos da Covid-19, tem vindo a adotar medidas de apoio ao setor empresarial que visam minimizar os impactos da pandemia e estimular a economia local.

Neste âmbito, o Executivo Municipal autorizou agora a isenção do pagamento da remuneração mensal à concessionária do Mercado Municipal de Tercena, a Winneryellow, Unipessoal, Lda, referente ao mês de outubro de 2020, no montante de 8.851,46€, com posterior retoma do pagamento integral das remunerações devidas.

As empresas fazem parte da estrutura elementar económica do concelho, pelo um dos objetivos do Município “é aliviar significativamente os seus encargos financeiros e contribuir para que tenham condições para retoma” da sua atividade económica.

Saliente-se que, num cenário de crise sem precedentes causado pelo forte abrandamento da economia nacional, com consequências sociais e financeiras imediatas, nomeadamente ao nível dos encargos e do esforço financeiro das empresas em processo de início ou de retoma de atividade, a Winneryellow, Unipessoal conseguiu inaugurar o Mercado Municipal de Tercena em plena pandemia, no dia 5 de novembro de 2020. Este feito restituiu à população local um edifício inteiramente reabilitado, com oferta de comércio e serviços que cumprem o indispensável à satisfação de necessidades públicas.

Após a obra de reabilitação, cujo investimento foi de cerca de 4 milhões de euros, o Mercado apresenta-se hoje como um edifício com imagem forte, contemporânea e singular. Para além de um local de distribuição alimentar, está equipado de ginásio (em fase de acabamento) restauração, papelaria, um supermercado Pingo Doce e outras atividades comerciais, criando deste modo cerca de 180 postos de trabalho.

Recorde-se que as primeiras medidas de apoio e estímulo à economia local foram tomadas pela Câmara Municipal de Oeiras quase de imediato após o início da Pandemia, nomeadamente entre abril e junho de 2020. Uma dessas medidas foi a isenção de pagamento de taxas de ocupação de via pública com esplanadas até 31 de dezembro de 2021, bem como a viabilização da criação de novas estruturas deste tipo e o alargamento das já existentes, em todos os casos em que o espaço físico o permita.

O valor total de isenções para apoio às micro e pequenas empresas aplicadas pelo Município, desde abril até agora, ascende ao valor total de perto de 1 milhão de euros.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site