Director: João Carlos Vieira
Sexta, 22 Janeiro 2021 - Periocidade diária
2021-01-07 17:56
Oeiras instala papeleiras inteligentes no concelho

O Município de Oeiras está a instalar papeleiras inteligentes no concelho, com benefícios ambientais, operacionais e económicos na limpeza urbana.

 

O projeto-piloto em curso “Papeleiras Inteligentes” tem duração de 7 meses e contempla a instalação gradual de 50 papeleiras sem custos para o Município.

As novas papeleiras, com capacidade para 120 litros, dispõem de um sistema de compactação interno que permite aumentar em 8 vezes a quantidade de deposição de resíduos num só equipamento.

São alimentadas a energia solar e sempre que a capacidade de deposição se aproxima do limite emite um alerta automático, permitindo ao Município aumentar significativamente a eficiência do processo de recolha, assim como a redução do número de deslocações, resultando na redução de custos.

Estes novos equipamentos permitem que os serviços municipais possam ainda consultar todo o histórico de operações, número de recolhas por papeleira, periodicidades, níveis de enchimento, entre muitos outros indicadores de gestão.

As primeiras papeleiras foram colocadas no passado mês de novembro de 2020, com 11 unidades (em Algés e Oeiras), seguindo-se a instalação de outras 20 unidades ainda na 1ª quinzena de janeiro (em Carnaxide, Linda-a-Velha e Paço de Arcos) e as restantes 19 no início do mês de fevereiro (no Passeio Marítimo de Oeiras).

Uma vez decorridos os primeiros três meses de teste, está prevista a abertura de um concurso público com vista a alargar a sua implementação a outros locais e freguesias o concelho.

O Município de Oeiras tem registado com agrado a adaptação dos munícipes a estas novas papeleiras.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site