Director: João Carlos Vieira
Sexta, 22 Janeiro 2021 - Periocidade diária
2021-01-05 18:49
Oeiras convida João Pinto Coelho para o próximo “Café com Letras”

João Pinto Coelho vai estar à conversa com Ana Daniela Soares, à volta da sua vida e obra, na próxima sessão do Café com Letras, que está marcada para o dia 15 de janeiro, às 21h30, numa emissão em direto da Biblioteca Municipal de Oeiras, e que pode ser seguida através da página oficial do Facebook do Município de Oeiras:  https://www.facebook.com/MunicipiodeOeiras 

João Pinto Coelho nasceu em Londres em 1967. Licenciou-se em Arquitetura em 1992 e viveu a maior parte da sua vida em Lisboa. Passou diversas temporadas nos Estados Unidos, onde chegou a trabalhar num teatro profissional perto de Nova Iorque e dos cenários que evoca neste romance.

Em 2009 e 2011 integrou duas ações do Conselho da Europa que tiveram lugar em Auschwitz (Oswiécim), na Polónia, trabalhando de perto com diversos investigadores sobre o Holocausto.

No mesmo período, concebeu e implementou o projeto Auschwitz in 1st Per-son/A Letter to Meir Berkovich, que juntou jovens portugueses e polacos e que o levou uma vez mais à Polónia, às ruas de Oswiécim e aos campos de concentração e extermínio.

A esse propósito tem realizado diversas intervenções públicas, uma das quais, como orador, na conferência internacional Portugal e o Holocausto, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2012 publica “Perguntem a Sarah Gross”, o seu primeiro romance. O seu romance seguinte “Os Loucos da Rua Mazur” foi o vencedor do prémio LeYa 2017, finalista do Prémio Literário Fernando Namora e semifinalista do Prémio Oceanos. “Um tempo a fingir” é o seu último romance.

Ana Daniela Soares é licenciada em Enfermagem e Ciências da Comunicação.

Integra os quadros da RTP em 2004. Apresenta e fez reportagem em vários programas, concertos e emissões especiais na Antena 1 e Antena 2.

Em 2013, é distinguida com o Prémio Pró-Autor, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Em 2014, coordena o projeto solidário Toca a Todos.

Desde 2015 integra o canal de informação RTP 3 onde coordena e apresenta o programa Todas as Palavras.

Atualmente, na Antena 1, assina a rubrica “À volta dos livros”, e realiza e apresenta o programa “A páginas tantas”, com Inês Pedrosa, Rita Ferro e Patrícia Reis.

Recorde-se que, o Café com Letras é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras que pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site