Director: João Carlos Vieira
Sábado, 23 Janeiro 2021 - Periocidade diária
2020-12-14 13:08
Oeiras investe na preservação do Património Cultural e recupera Igreja Matriz

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais inaugura oficialmente, no dia 18 de dezembro, às 18h00, obras de requalificação da Igreja Matriz de Oeiras.

Neste património cultural, localizado no Largo 5 de outubro, em pleno Centro Histórico da Vila, foram realizados trabalhos de conservação, restauro e resolução de anomalias, abrangendo o edificado e o património integrado. Esta intervenção, realizada no âmbito da política de Preservação do Património cultural existente no concelho, orçou em 624. 370,46 euros financiados, na sua globalidade, pelo Município.

Da intervenção no corpo da capela-mor, é de realçar a reabilitação da cobertura, a estabilização das paredes e de outras estruturas como as abóbodas e o trono. No exterior do monumento, entre outros, foram reparados os rebocos, limpeza e tratamento de cantarias, a revisão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, a conservação dos sinos e cabeçotes, ferragens e mostradores dos relógios.

No interior da Igreja além da conservação e restauro da pintura mural em abóbadas e paramentos das paredes e, dos revestimentos em pedra ornamental, fez-se a limpeza e conservação da pintura sobre tela, da escultura e talha dourada, o tratamento do teto abobadado da capela-mor e do da sacristia, revisão dos pavimentos em madeira e em pedra, da zona cultual.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site