Director: João Carlos Vieira
Sábado, 23 Janeiro 2021 - Periocidade diária
2020-12-11 12:04
Casa para cientistas nasce em Oeiras

Já tem data prevista o arranque das obras de Reabilitação e Restauro da Casa da Quinta dos Sete Castelos, que servirá para Residência de Cientistas, doutorados e pós-doutorados, que estejam a trabalhar em Institutos de Investigação no Concelho de Oeiras.

Após Concurso Público, já foi aprovada pela Câmara Municipal de Oeiras a adjudicação da empreitada, pelo valor de 2.703.602,61€, no prazo contratual de 365 dias para a execução da obra. Seguindo o processo agora para avaliação do Tribunal de Contas, prevê-se que a obra comece no segundo trimestre de 2021.

Recorde-se que esta obra, que se insere no âmbito da política municipal de recuperação do património histórico e cultural concelhio, respeitará as características originais daquele significativo património arquitetónico, preservando as suas características originais mas dotando-o de condições atuais de conforto.

Após a requalificação dos jardins desta Quinta centenária, já reabertos ao público, é agora a vez de serem recuperadas a Casa e a Capela, um conjunto edificado e significativo, de cerca de 725 m2, com identidade própria e detentor de uma memória local.

Serão conservados os elementos mais significativos do edifício, nomeadamente fachadas, estruturas e guardas em ferro, painéis de azulejos, bem como, outros elementos decorativos e estruturais notáveis como a claraboia. A pequena construção fronteira à casa (estufa) terá uma nova cobertura e será feito o restauro da fonte, junto ao alçado principal da casa e a casa de fresco.

O objeto impulsor consiste em devolver à comunidade as edificações e suas dependências, sob o ponto de vista histórico e formal. Neste conjunto edificado merece particular destaque e atenção os azulejos existentes, no interior e no exterior da capela, provenientes da fábrica “Viúva de Lamego”, desenhados pelo aguarelista João Alves de Sá, cujas silhas deverão ser restaurados por técnicos especializados e completados, cujo conceito assenta no estabelecimento de uma ligação iconográfica, bem como, numa integração visual do conjunto.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site