Director: João Carlos Vieira
Quinta, 03 Dezembro 2020 - Periocidade diária
2020-11-12 14:48
Dia Nacional do Mar celebrado com limpeza da Praia de Paço de Arcos

O Dia Nacional do Mar, 16 de novembro, vai ser celebrado com uma ação de limpeza da praia velha de Paço de Arcos, areal e mar, por 45 alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos.

 

Paralelamente, a esta iniciativa, que terá início às 10H30, apoiada pelo Município de Oeiras, conta ainda com a apresentação de uma mostra de trabalhos realizados pelos alunos do referido Agrupamento, com base no lixo marinho e também com a simbólica colocação de 17 pranchas a formar a palavra "MAR" no areal. No final, terá lugar uma demonstração da modalidade de stand up paddle, pelo Centro de Atividades Náuticas (CAN).

Todos os trabalhos artísticos, que integram a referida mostra, serão construídos com base em resíduos recolhidos na praia e no mar, visando chamar a atenção para um dos problemas mais prementes do mundo: a poluição do Oceano.

Refira-se que este evento integra o programa do novo projeto do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, "Mar-arte", desenvolvido no âmbito Escola Azul, do qual o Município de Oeiras é parceiro, que tem por objetivo capacitar jovens com competências desportivas (na área do stand up paddle) e artísticas que também lhes permitam promover valores ligados à proteção e sustentabilidade do oceano.

O projeto O "Mar-arte" foi pensado para a disciplina de projeto de inovação em cidadania e desenvolvimento (PICD) da Escola Básica Dr. Joaquim de Barros, contando com a participação de duas turmas do 5º ano, num total de 45 alunos.

Os resultados esperados desta iniciativa são a promoção da educação e treino de desporto náutico, o desenvolvimento da criatividade artística, a formação em literacia do oceano e a interação com a comunidade através da apresentação de exposições.

Trata-se de um projeto inovador que pretende contribuir, de uma forma criativa e dinâmica, para a motivação dos jovens na obtenção de competências em diversas áreas do saber ligados com a literacia do oceano.

Programa:

9h00 - 11ºN preparação das pranchas para escrever na areia MAR. / Preparação dos resíduos já recolhidos para exposição

10:30h - Chegada à praia dos alunos e início de recolha de lixo marinho

11h - Visita aos trabalhos realizados pelos alunos

12h - Fotografias sobre a praia e grupo, através da utilização de um drone

 

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site