Director: João Carlos Vieira
Quinta, 03 Dezembro 2020 - Periocidade diária
2020-10-20 17:11
Gabriela Ribeiro e Ricardo Batista campeões nacionais no triatlo de Oeiras

O Triatlo de Oeiras recebeu o Campeonato Nacional Individual de Triatlo na distância sprint para atletas de elite, consagrando Gabriela Ribeira e Ricardo Batista os novos campeões nacionais.

A prova, que contou com a participação de 57 triatletas de elite, foi bem disputada desde o primeiro segmento. O percurso de natação foi constituído por uma volta na Praia da Torre, o ciclismo incluiu quatro voltas na Av. Marginal, com retorno junto à Escola Náutica de Paço de Arcos para regressar ao parque de transição e a corrida integrou duas voltas, com saída na zona de transição, retorno na praia de Santo Amaro de Oeiras para regressar à meta instalada no parque de estacionamento junto à zona da cauda da baleia.

Miguel Tiago Silva, do OutSystems Olímpico de Oeiras, realizou uma boa prestação na natação, saindo da água na primeira posição, seguido dos seus colegas de equipa Christophe De Keiser e Alexandre Montez, grupo que formou a frente do ciclismo da prova.

Ricardo Batista saiu um pouco mais atrás da água, explicando que, do seu ponto de vista, «não foi uma natação ao nível que considero que estou a valer» por isso «tive que fazer uma primeira volta de bicicleta um pouco mais forte para colar no grupo da frente», que ficou então formado por quatro triatletas.

«Na corrida estive a controlar na primeira volta, imprimindo um ritmo mais forte na segunda para poder alcançar a primeira posição, o que felizmente aconteceu. Uma prova que correu muito bem e onde cumpri o meu objetivo».

Registe-se que Batista, que este ano conquistou o título de Campeão Nacional de Triatlo de Distância Standard na categoria de elite, já tinha vencido o Triatlo de Oeiras em 2019.

Num evento que não incluiu os habituais pódios ou entrega de prémios devido à evolução pandémica que estamos a atravessar e ao estado de calamidade decretado há poucos dias, foi Miguel Tiago Silva, do OutSystems Olímpico de Oeiras, que conquistou o título de Vice-Campeão Nacional, com o tempo de 00:55:40, uma diferença de 16’’ para o primeiro classificado.

Destaque também para o seu colega de equipa Alexandre Montez que alcançou a quarta posição da geral e terceira do campeonato, alcançando o título júnior da prova com a marca de 00:56:10.

Neste escalão júnior, José Pedro Vieira, do Clube de Natação de Torres Novas, ficou na segunda posição, com o colega de equipa Gonçalo Mendes a ocupar o terceiro lugar.

Em cadetes, os atletas mais jovens em prova, João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, foi Campeão Nacional, com o Rodrigo Rodrigues, do OutSystems Olímpico de Oeiras, a conquistar a segunda posição e Gustavo do Canto, também do Torres Novas, a alcançar a terceira posição.

A prova feminina contou com as melhores triatletas nacionais, sendo que Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Club e Helena Carvalho, do Sporting Clube de Portugal, foram as atletas mais rápidas a realizar o segmento de natação saindo da água nas primeiras posições, deixando a 10’’ Maria Tomé, do OutSystems Olímpico de Oeiras e Vera Vilaça, triatleta do Sport Lisboa e Benfica, esta último que se sagrou Campeã Nacional de Triatlo Standard 2020, título conquistado no Triatlo de Lisboa no início de setembro.

«A natação correu muito bem, consegui isolar-me na frente, o que fez com que ganhasse logo vantagem», conta Gabriela Ribeiro.

O grupo da frente do ciclismo foi constituído por Gabriela Ribeiro e Helena Carvalho, que trabalharam em conjunto, com Vera Vilaça e Maria Tomé mais atrás em perseguição.

«No ciclismo trabalhei com a Helena (Carvalho) e na corrida dei o meu melhor para ser Campeã Nacional Sprint, título que considero muito importante ter conquistado», explica a recém Campeã Nacional.

Gabriela Ribeiro completou a prova em 01:04:37, que lhe valeu o título nacional, com Helena Paula Carvalho, do Sporting Clube de Portugal, a alcançar o título de vice-campeã com o tempo de 01:05:15. Maria Tomé, do Outsystems Olímpico de Oeiras, foi a terceira atleta mais rápida e a primeira júnior a cruzar a meta com a marca de 01:06:43.

Joana Oliveira foi vice-campeã no escalão júnior e Beatriz Santos conseguiu a terceira posição da mesma categoria.

No escalão de cadetes, Matilde Santos, do SFRAA Triatlo, foi a primeira triatleta a cortar a meta, seguida de Maria Gonçalves, do Clube de Triatlo do Fundão, que ficou na segunda posição e de Beatriz Pinto, do Sport Lisboa e Benfica, que alcançou o terceiro lugar.

DL/FPT
PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site