Director: João Carlos Vieira
Sexta, 25 Setembro 2020 - Periocidade diária
2020-08-21 07:35
Oeiras inaugura novo conjunto escultório dedicado ao desporto​

​​​​​Um novo monumento de homenagem ao desporto, foi inaugurado pelo presidente do município, Isaltino Morais, junto ao Estádio Municipal Mário Wilson, em Oeiras.

Trata-se do conjunto escultório “Oeiras Desporto 2020”, da autoria de João Duarte, e que pretende homenagear o Desporto, ao mesmo tempo que cumpre a linha estratégica deste Executivo de valorizar o território através da Arte Pública e aumentar o património artístico do concelho.

“É fundamental que procuremos preencher os vazios das pessoas. Podíamos estar a inaugurar um centro de saúde, um jardim, um arruamento, um viaduto, etc. Tudo pode ser feito, claro que com diferentes ritmos, mas há espaço para tudo e assim se constrói uma cidade e a harmonia social”, justificou Isaltino Morais.

A escultura, com uma componente estética contemporânea, utiliza materiais duráveis como os aços corten e polido, não esquecendo e valorando a iluminação, que à noite se mostra presente e constituirá uma mais-valia para a zona e uma nova e inovadora leitura local.

No centro do espaço, está implantado um paralelepípedo em aço corten, que na sua parte superior, encontra uma esfera armilar estilizada com todos os elementos em aço inox, simbolizando o desporto no mundo, atingindo uma altura total é de oito metros.

Os outros elementos laterais são representados em tubo retangular em aço corten, com o respetivo centro vazado, também com a altura de oito metros e representam uma porta aberta ao futuro no Desporto.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site