Director: João Carlos Vieira
Quarta, 28 Outubro 2020 - Periocidade diária
2020-07-22 08:09
Oeiras recebe projeto pioneiro digital de saúde pública

Os utilizadores da praia de Santo Amaro de Oeiras são os primeiros a poder usufruir de um novo e inovador projeto de Saúde Pública.

À entrada da praia encontra-se colocado um dispositivo, em forma de prancha de surf com 3,70 metros de altura e visível a grandes distâncias, que fornece informação sobre a incidência solar UV-B em tempo real, o horário das marés, a qualidade ambiental na praia, água, areal e ar e os índices de risco de calor e de incêndio.

Este placard estático de informação pública também disponibiliza Wi-fi radial e é um canal reservado a alarmes associados a emergências meteorológicas, geológicas e de proteção civil, como por exemplo, alarme de tsunamis, de eventos climatéricos extremos ou de outras emergências de origem terrorista, rodoviária ou aeronáutica, em que seja necessário o controlo de multidões, entre outros.

Oeiras é, assim, o concelho pioneiro a receber o Projeto Solar Keeper by Solar Sense que, desenvolvido por portugueses, foi definido pela Groundlight, para a escala Europeia como um Projeto de Saúde Pública, na adaptação aos efeitos das alterações climáticas, com a luz solar como componente crítica do Clima.

Para todas as componentes tecnológicas e no âmbito de uma Parceria em definição com a Altice Portugal, o projeto Solar Keeper by Solar Sense conta com a excelência da investigação, desenvolvimento e inovação da Altice Labs.

A receção em Oeiras deste projeto insere-se no âmbito das políticas municipais de recurso às novas tecnologias como é também exemplo o facto de ser o único concelho do país a disponibilizar em todas as praias um sistema de semáforos, torniquetes virtuais, de contagem da capacidade de carga de cada areal, ligado à App Info Praia, medida implementada no âmbito das medidas de prevenção da pandemia.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site