Director: João Carlos Vieira
Domingo, 09 Agosto 2020 - Periocidade diária
2020-07-22 10:01
Campeonato nacional de Vela classe SB20 anima águas de Cascais

Após três meses com o calendário competitivo suspenso a nível nacional, o Clube Naval de Cascais foi o organizador do primeiro campeonato nacional da nova época, realizado em Portugal.

Tratou-se do Campeonato Nacional da Classe SB20, que contou com 29 barcos inscritos onde a frota portuguesa desta classe mostrou que continua de saúde mesmo depois do período de confinamento, presenteando o público com excelentes regatas e um bom espetáculo nas águas de Cascais.

As quase três dezenas barcos inscritos na prova tiveram, no primeiro dia, de esperar em terra pelo vento sendo apenas possível começar a regata de estreia deste campeonato por volta das 14h00. A espera compensou e a frota foi recebida no campo de regatas da Guia com ventos do quadrante de noroeste e de intensidade média de 16 nós.

A regata de estreia foi para o barco Puss/Puss SailCascais de Vasco Serpa com Pedro Alemão e Joaquim Moreira. A vitória da segunda regata do dia foi para a equipa Youth Team Portugal – 98.1 Radio Marginal de Henrique Brites com Bernardo Torres Pego, Luis Pinheiro e Rafael Rodrigues.

É de realçar a prestação desta jovem equipa no primeiro dia de regatas que além da vitória na segunda regata do dia foram vices nas outras duas e assim ocuparam o primeiro lugar da classificação.

No segundo posto ficou a equipa campeã nacional em título, Dom Pedro Hotels, composta por José Paulo Ramada, Fausto Neves, António Pereira e Miguel Leal Faria. A fechar o pódio no primeiro dia de regatas ficou o Patris Finance de Vasco Passanha com Zilas Nascimento, Diana Neves e Sebastião Ramirez.

No segundo dia do Campeonato Nacional da Classe SB20 a frota completou as três regatas previstas para esse dia. Depois de saírem para o mar para iniciar o dia de regatas no campo de regatas da Guia, o nevoeiro instalou-se neste local e forçou os concorrentes a movimentarem-se para o campo da baía de Cascais por razões de segurança. Já com o vento estabelecido dentro da baía mas a variar de direcção entre Oeste e Noroeste com cerca de 12 nós de intensidade a frota iniciou a primeira regata do dia por volta das 14h30.

A nível desportivo a homogeneidade da frota é impressionante, depois de seis regatas disputadas ao longo de dois dias de prova tínhamos seis vencedores diferentes. Os benjamins da classe SB20 no barco Youth Team Portugal – 98.1 Radio Marginal continuavam a liderar o campeonato. A equipa de Henrique Brites continuava a dar cartas e a mostrar que a regularidade compensa.

A subir à segunda posição foi o Puss Puss/ SailcasCais capitaneado por Vasco Serpa. A terminar o segundo dia de campeonato e a subir ao lugar mais baixo do pódio, depois de uma excelente prestação, ficou o Madeira Island de John Tavares com Helder Basílio e Tiago Leal.

Para terminar o campeonato os concorrentes regressaram ao campo de regatas da Guia. Este que é dos locais mais conhecido do mundo pelos amantes da modalidade. Este não desiludiu e voltou a apresentar condições semelhantes ás do primeiro dia embora com a intensidade do vento mais leve ficando nos 12 nós.

Os lugares do pódio estiveram em aberto no último dia com alterações significativas durante o decorrer do dia. A equipa Youth Team Portugal – 98.1 Radio Marginal de Henrique Brites, Bernardo Torres Pego, Luis Pinheiro e Rafael Rodrigues viram por momentos o lugar mais alto do pódio a fugir-lhes por entre os dedos ao terminar a primeira regata do dia na decima terceira posição.

A confirmação do novo campeão nacional ficou decidida apenas na última regata e a disputa era entre a Youth Team Portugal e a Puss Puss SailCascais de Vasco Serpa, Joaquim Moreira e Pedro Costa Alemão.

Estas duas equipas estavam separadas apenas por dois pontos e a disputa foi digna de nota, tendo a jovem equipa levado a melhor terminando a última regata no segundo lugar e os seniores na sexta posição. Vasco Serpa ainda a quente diz: “Na última regata não conseguimos largar tão bem e os erros em alta competição pagam-se caros”.

A Youth Team Portugal – 98.1 Radio Marginal é a nova campeã nacional seguindo se do barco Puss Puss – SailCascais. Henrique Brites comenta que: “Na primeira regata cometemos alguns erros básicos e vimos que a equipa do Vasco Serpa estava a andar muito bem. Havia alguma pressão a bordo depois da primeira regata do dia, mas conseguimos limpar a cabeça e a seguir fazer duas boas regatas.”

Dom Pedro Hotels de José Paulo Ramada com Fausto Neves, Miguel Leal Faria e António Pereira regressaram ao pódio, em terceiro lugar, e despediram-se deste campeonato com uma vitória na última regata. José Paulo Ramada referiu:

“Tivemos um bom primeiro dia de campeonato, mas no segundo dia o campo de regatas do interior da baía de Cascais não nos ajudou e caímos uns lugares na classificação. Para terminar o campeonato fizemos um bom terceiro dia de regatas e conseguimos recuperar o pódio. Dou os parabéns à equipa do Vasco Serpa pela segunda posição da geral. Quero realçar a excelente prestação da equipa do Henrique que teve uma excelente prestação neste campeonato e são os justos campeões nacionais."

DL/CNC

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site