Director: João Carlos Vieira
Terça, 01 Dezembro 2020 - Periocidade diária
2020-07-13 17:25
Costa do Sol conquista pódio e Afonso Gaspar o título de campeão nacional

O Clube do Mar Costa do Sol – CMCS, de Oeiras, dominou o pódio do Campeonato Nacional Esperanças de Canoagem, conquistando um título de campeão e uma medalha de bronze.

Foi na Pista do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho que ocorreu, pelo segundo fim-de-semana consecutivo, mais uma competição do Calendário Nacional, com respeito pelas normas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde.

Depois do Campeonato Nacional de Maratona ter assinalado, no dia 5 de julho, a retoma da atividade competitiva da canoagem portuguesa, com a participação dos atletas Vanina Marcelino (4º lugar k1 Veterana A F) e Henrique Marcelino (6º lugar k1 Veterano B), o Nacional de Esperanças, na disciplina de velocidade, decorreu, no sábado dia 11 de julho, com a presença de centenas de jovens canoístas de 40 emblemas nacionais.

De forma a evitar a aglomeração simultânea de muitas pessoas no CAR de Montemor-o-Velho, as provas foram repartidas pelo período da manhã e da tarde, disputando-se apenas em embarcações individuais, devido ao distanciamento imposto pelas autoridades de saúde.

Com um sistema de quotas, de modo a evitar um número elevado de participantes devido às normas de segurança impostas, o CMCS viu-se obrigado a restringir os atletas inscritos, participando neste campeonato com apenas um total de 6 atletas.

Apesar de uma paragem abrupta e forçada de cerca de um mês e meio devido à pandemia, os atletas CMCS que encontraram soluções alternativas aos treinos de canoagem de modo a preservar a preparação física, participaram neste campeonato com muita motivação e determinação.

As provas de K1 Menores e Iniciados Masculinos e Femininos tiveram a distância de dois quilómetros e uma volta. Nesta regata o CMCS contou com a participação do atleta Nolan Marcelino, a estrear-se numa prova nacional. Com cerca de um mês de treino este jovem atleta alcançou o 9º lugar de entre 24 atletas do escalão de menor.

Quanto às provas de K1 Infantis Masculinos, participaram os atletas Afonso Gaspar e Francisco Baptista, com um desempenho de excelência e capacidade de superação, conquistaram assim o título de campeão nacional – medalha de ouro e medalha de bronze, respetivamente.

Na competição de K1 Cadetes Masculinos e K1 Cadetes Femininos, os canoístas João Alves da Silva, Francisco Dias e Érica Ferreira cumpriram seis quilómetros distribuídos por três voltas, obtendo o 15º lugar, 25º lugar e 16º lugar respetivamente.

Com uma participação limitada por quotas, o CMCS alcançou o 9º lugar da classificação coletiva, num total de 40 clubes.

Nas palavras da Presidente da Direção, Vanina Chantal "A Federação Portuguesa de Canoagem está de parabéns por todos os procedimentos de segurança implementados de modo a garantir um regresso seguro às competições. Foi sem dúvida mais um evento que revelou uma excelente qualidade organizativa, considerou".

"De parabéns estão também todos os atletas CMCS, que apesar de terem interrompido a sua preparação física devido à pandemia, foram capazes de regressar em força e obterem resultados ao mais alto nível. Estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados por todos, especialmente por parte do Afonso Gaspar que se sagrou campeão nacional de esperanças e do Francisco Baptista que conquistou a medalha de bronze, dignificando assim o nome do Clube do Mar Costa do Sol", concluiu.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site