Director: João Carlos Vieira
Sábado, 26 Setembro 2020 - Periocidade diária
2020-06-01 10:59
Oeiras comemora o Dia do Município

Pela primeira vez sem público devido aos novos tempos de pandemia, os Jardins do Palácio do Marquês de Pombal serão o palco da maior parte das comemorações do Dia do Município de Oeiras, 7 de junho, com limitação de convidados e manutenção das adequadas distâncias de segurança, de acordo com indicações da Delegada de Saúde de Oeiras.

O Município de Oeiras comemora os 261 anos da elevação de Oeiras a concelho no dia 7 de junho, com a entrega de viaturas às forças de segurança do concelho e a serviços municipais, a entrega de fogos e inauguração de dois edifícios no âmbito do programa de Habitação Jovem e dois momentos culturais transmitidos on-line, em direto, da ex-Estação Agronómica Nacional: uma visita guiada à Quinta de Cima pelo Historiador José Meco e um concerto com Camané e Mário Laginha, na Casa da Pesca.

As comemorações terão início às 9H00, com o tradicional Hastear das Bandeiras, frente aos Paços do Concelho.

Segue-se para os Jardins do Palácio do Marquês de Pombal onde terá lugar, às 10H00, uma Missa Solene e, às 11H00, a Sessão Solene com entrega de condecorações a Cidadãos e Instituições de reconhecido mérito.

Às 12H30, serão atribuídas 26 viaturas a forças de Segurança (Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal e Proteção Civil) e a serviços municipais, no parque de estacionamento do Palácio.

À tarde, às 15H00, a Habitação Jovem vai estar em destaque, estando marcada a entrega de 19 fogos (localizados na União de freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, na União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo, na Freguesia de Barcarena e na Freguesia de Porto Salvo), ainda nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal.

A seguir terá lugar a inauguração de dois edifícios no âmbito do Programa Habitação Jovem nos Centros Históricos, em duas localidades do concelho: às 16H30, em Leião (Rua das Pedreiras nº 15 e 15ª); e, às 17H00, em Barcarena (Largo de São Sebastião nº 7, 9 e 11), cuja aquisição e reabilitação consiste num investimento municipal de 590.894 €.

O programa comemorativo terminará com dois momentos culturais, com transmissão on-line em direto no Facebook do Município, tendo como palco a ex-Estação Agronómica Nacional, em Oeiras, que está a ser recuperada pelo Município. Aqui terá lugar, às 17H30, uma visita guiada à Quinta de Cima pelo Historiador José Meco e, às 19H00, um concerto com Camané e Mário Laginha, em direto da Casa da Pesca.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site