Director: João Carlos Vieira
Quinta, 28 Maio 2020 - Periocidade diária
2020-05-12 17:05
Oeiras oferece 1 milhão de máscaras de proteção à população do concelho

​A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a aquisição de 1 milhão de máscaras cirúrgicas para garantir a proteção da população no seu dia-a-dia, no âmbito das medidas de desconfinamento social no combate à COVID-19, num investimento de cerca de 500 mil euros.

Foram definidas pelas autoridades de saúde várias fases de resposta à pandemia, que incluem três níveis e seis subníveis, de acordo com a avaliação de risco para COVID-19 e o seu impacto para Portugal.

Na atual situação, e considerando as recentes orientações das autoridades de saúde que apontam para o uso generalizado de máscaras e outros meios de proteção individual, o Município de Oeiras está a garantir máscaras cirúrgicas de proteção em número considerado adequado, para oferecer à população.

Para a autarquia, com o regresso ao trabalho presencial de muitos trabalhadores, a reabertura de escolas para aulas presenciais, comércio e serviços, importa acautelar os meios de proteção adequados a esta nova fase de abertura gradual com manutenção de medidas destinadas a evitar a propagação do vírus.

Feito o levantamento de necessidades, foi considerado adequado adquirir 1 milhão de máscaras cirúrgicas para garantir a distribuição pelo período decorrente entre os meses de maio e julho, constituindo-se ainda uma reserva estratégica preventiva de nova fase de propagação.

Desde o início da pandemia, que o Município de Oeiras tem estado a adquirir equipamentos de proteção individual e feito sucessivas consultas ao mercado, sendo este o momento indicado para esta aquisição em larga escala.

Os primeiros “kits” de máscaras para a população podem ser levantados, mediante apresentação de comprovativo de residência, nos seguintes locais:

Município:

Paços do Concelho da Câmara Municipal e Edifício Atrium (Em frente ao Centro Comercial Oeiras Parque);


Juntas de Freguesia:

Algés: Edifício da Junta de Freguesia – Algés, Delegação de Linda a Velha – Mercado de Linda a Velha, Delegação da Cruz Quebrada, Rua Policarpo Anjos.

Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias: Fundição de Oeiras; Posto de Atendimento de Paço de Arcos – Edifício do Mercado e Posto de Atendimento de Caxias.

Porto Salvo: Mercado de Porto Salvo;

Barcarena: Largo de Barcarena, edifício da Junta de Freguesia;

Carnaxide e Queijas: Centro Cívico de Carnaxide, edifício da Junta de Freguesia, e posto de atendimento de Queijas;

 

IPSS com serviços de apoio à comunidade:

Projeto Família Global – Outurela Carnaxide; Instituto Canossiano Casa Nossa Sra. de Fátima –Queluz de Baixo; Associação APOIO – Outurela; Centro Comunitário Paroquial Nossa Sra. das Dores - Caxias.

 

Associação de Moradores do Bairro dos Navegadores - Porto Salvo e Bairro 25 de Abril – Linda-a-Velha.


Centro de Saúde de Barcarena.


Esquadras da Polícia de Segurança Publica:

Oeiras-Espargal; Porto Salvo; Queijas; Carnaxide; Miraflores; Caxias.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site