Director: João Carlos Vieira
Domingo, 27 Setembro 2020 - Periocidade diária
2020-04-30 16:54
Oeiras protege biodiversidade nas linhas de água do concelho

Visando proteger a biodiversidade assim como conservar os ecossistemas nativos dos impactes das invasões de espécies exóticas, que podem causar alterações nos ecossistemas e, no limite, problemas de saúde e segurança pública, o Município de Oeiras está a proceder à limpeza e manutenção regular das linhas de água do concelho, designadamente o controlo de vegetação invasora.

Atendendo a que o problema da existência de colónias de espécies invasoras no território de Oeiras, localizadas grandemente ao longo das linhas de água e olhando à dimensão do problema (detetados cerca de 82 hectares), a Câmara Municipal entendeu determinante reforçar a capacidade de resposta, através do recurso a contratação externa de serviços. Esta prestação de serviços, na modalidade de fornecimento contínuo, representa um investimento municipal na ordem dos 550.000€.

Os trabalhos tiveram início, no passado dia 19 de fevereiro, na Ribeira de Barcarena, por se tratar de um local com um elevado grau de invasão por Arundo donax – Cana comum.

Além da desmatação foi realizada nesta ribeira a poda de algumas árvores que se encontravam a impactar o normal fluxo do curso de água, feita a limpeza de resíduos indiferenciados, efetuada a recolha, destroçamento (no caso dos resíduos vegetais) e ensacamento dos materiais sobrantes das ações de desmatação.

A área desmatada desde o início da prestação do serviço é de 18 842m2, sendo já possível disfrutar da beleza natural da Ribeira de Barcarena, no troço entre Fábricas no interior do Complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site