Director: João Carlos Vieira
Quinta, 28 Maio 2020 - Periocidade diária
2020-04-22 18:00
Oeiras celebra o 25 de abril com cultura

Oeiras celebra o 25 de Abril, a liberdade e a cidadania em democracia com um programa que será apresentado on-line, através das redes sociais, para o qual foi convidado um conjunto de criadores e artistas portugueses, que se juntam ao Município para celebrar esta data através da Cultura.

Neste momento singular da nossa história pessoal e coletiva, Oeiras, com o contributo essencial de criadores e artistas das várias gerações, oferece aos munícipes e aos cidadãos em geral este programa, que começará na noite do dia 24 de abril, às 23:00, e que se prolongará pelo dia 25.

Neste âmbito, surgem no programa, nomes como Bárbara Tinoco, Elisabete Matos, José Fanha, Katia Guerreiro, Mário Laginha, Nicolau Santos, Paulo de Carvalho, Sérgio Godinho que vão apresentar-se nas redes sociais do Município.

As comemorações abrem no dia 24, com uma mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a que se Paulo de Carvalho, cuja canção “E Depois do Adeus”, interpretada por Paulo de Carvalho, com letra de José Niza e música de José Calvário, serviu de primeira senha para os militares do MFA estarem a postos.

Bárbara Tinoco, uma jovem voz nascida no pós-25 de Abril, invocará Zeca Afonso e cantará Grândola Vila Morena, a canção que serviu de segunda senha, indicando o início das operações. No dealbar da madrugada de 25 de Abril, passaremos uma mensagem de Sérgio Godinho, e a sua canção, “Liberdade”.

No dia 25, José Fanha e Nicolau Santos partilharão connosco poemas escolhidos para celebrar o Dia da Liberdade. Ao longo da tarde, vamos poder acompanhar Mário Laginha ao piano, Katia Guerreiro e os seus guitarristas e Elisabete Matos, acompanhada ao piano, com programas criados, especialmente, para este dia. Elisabete Matos concluirá cantando o Hino Nacional.

O programa comemorativo do Município inclui também, logo pela manhã do dia 25, o tradicional Hastear das Bandeiras, às 9H00, junto aos Paços do Concelho de Oeiras, a que se seguirá, às 10H00, a deposição de flores junto ao Monumento alusivo ao 25 de Abril, localizado junto ao edifício da Assembleia Municipal de Oeiras.

Este ano, os discursos dos líderes das bancadas que constituem a Assembleia Municipal de Oeiras serão disponibilizados on-line. E é desta forma, e cumprindo as regras de distanciamento exigidas neste período de emergência nacional, que se celebra esta data fundamental na vida coletiva dos portugueses, no município de Oeiras.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site