Director: João Carlos Vieira
Quinta, 09 Julho 2020 - Periocidade diária
2020-03-23 21:00
Oeiras aprova mais apoios financeiros às coletividades desportivas

O Município de Oeiras aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira às coletividades desportivas do concelho, durante o ano de 2020, num montante global 887.135 euros.

Este apoio teve em conta o relevante papel das coletividades desportivas no que diz respeito à prática de atividade física e desporto no concelho, já que que as mesmas são uma das bases a partir da qual todo o desenvolvimento desportivo se constrói, da prática informal à alta competição, mas com um relevante papel destas instituições na promoção da integração e coesão social das comunidades onde se inserem.

Em Oeiras, esta realidade está bem patente no tecido associativo desportivo, que se carateriza por ser plural e diversificado, sendo o maior veículo de oferta de atividades desportivas à população. As verbas atribuídas são direcionadas para o desenvolvimento da atividade desportiva regular, nomeadamente no que respeita a despesas com inscrições, enquadramento técnico, deslocações, material técnico e instalações.

Neste sentido, a Câmara Municipal, no âmbito da prossecução das suas políticas de desenvolvimento desportivo para o concelho, que têm como fim último contribuir para a qualidade de vida dos oeirenses através do estímulo à prática de atividade física e desportiva, como veículo de promoção da saúde, mas também como elemento de integração, coesão social e educação através dos valores que lhe são inerentes, reconhece inequivocamente como de interesse municipal o trabalho realizado pelas coletividades desportivas.

O montante atribuído pela autarquia às coletividades visa comparticipar financeiramente os encargos decorrentes da atividade desportiva regular das Coletividades Desportivas inseridas no concelho de Oeiras, cuja atividade se considera de inquestionável interesse municipal, no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo (RAAD).

Das 62 candidaturas rececionadas, validadas e pontuadas, 85% vão receber este apoio financeiro, ou seja, 53 coletividades. Refira-se que apenas poderiam beneficiar deste tipo de apoio as coletividades registadas junto da Divisão de Desporto por um período mínimo de três anos consecutivos. Para a concretização dos apoios será celebrado um contrato-programa de desenvolvimento desportivo entre as coletividades integrantes na listagem de apoios aprovados e o Município de Oeiras.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site