Director: João Carlos Vieira
Quarta, 08 Abril 2020 - Periocidade diária
2020-03-04 12:29
Mais de 15 mil já visitaram a exposição Picasso. Mestre Universal

São já mais de 15 mil é as pessoas que já passaram pelo Palácio Anjos, em Algés, para visitar a exposição Picasso. Mestre Universal. Apresentada pelo Município de Oeiras, em colaboração com a c2c Creación y Gestión de Proyectos Culturales e a Fundação Fran Daurel, esta exposição, constituída por 66 obras do artista malaguenho, vai ficar patente ao público ainda até ao dia 30 de abril, com entrada livre.

 

Na obra de Picasso, há uma enorme versatilidade presidida pela unidade e uma permanência de pensamento que é transversal às suas obras. Nesta exposição, Picasso. Mestre Universal, com curadoria de Helena Alonso, uma cuidadosa seleção de obras manifesta as inúmeras conexões que o artista estabelece entre a cerâmica, o desenho e a gravura, sem esquecer que a literatura e a palavra vinculam toda a sua obra.

As obras provêm de coleções particulares, destacando especialmente aquelas que pertencem à Coleção Fran Daurel, entre as quais se incluem todas as cerâmicas, desenhos e obra gráfica. Também estão presentes, outras coleções particulares, como a Coleção Mouvant.

Com o fim de mostrar a grande diversidade da produção de Picasso e a sua relação entre os diferentes meios expressivos, apresentamos uma seleção de obras que vão desde a primeira série gráfica, a “Suite dos Saltimbancos”, criada entre 1904 e 1906 e reunida como série por Vollard em 1913, até um exemplar da que é conhecida como a sua ultima produção em cerâmica, datada de Março de 1971, apenas dois anos antes da sua morte.

“Suite dos Saltimbancos”, é aqui representada por um conjunto de obras gráficas de diferentes tamanhos, que viriam a ser concebidas mais tarde em trabalhos sobre tela.

A exposição conta ainda com um vasto conjunto de Cerâmicas - Peças únicas e seriadas, desenhos e obra gráfica, que Picasso realizou ao longo da sua vida, bem como a “Suite Sable Mouvant”, série de litografias que exemplificam a colaboração de Picasso com os poetas mais importantes das vanguardas.

Recorde-se que a exposição abriu as portas ao público no passado dia 24 de janeiro, e pode ser visitada de terça a sexta das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30); Sábados e domingos das 12h00 às 18h00 (última entrada às 17h30). Encerra às segundas e feriados. A entrada é livre.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site