Director: João Carlos Vieira
Quarta, 08 Abril 2020 - Periocidade diária
2020-01-09 10:04
Picasso. Mestre Universal em Oeiras

O Município de Oeiras, em colaboração com a c2c Creación y Gestión de Proyectos Culturales e a Fundação Fran Daurel, apresenta a exposição Picasso. Mestre Universal, que vai estar patente ao público de 25 de Janeiro a 30 de Abril, no Palácio Anjos em Algés.

Na obra de Picasso, há uma enorme versatilidade presidida pela unidade e uma permanência de pensamento que é transversal às suas obras. Nesta exposição, Picasso. Mestre Universal, com curadoria de Helena Alonso, uma cuidadosa seleção de obras manifesta as inúmeras conexões que o artista estabelece entre a cerâmica, o desenho e a gravura, sem esquecer que a literatura e a palavra vinculam toda a sua obra.

As obras provêm de coleções particulares, destacando especialmente aquelas que pertencem à Coleção Fran Daurel, entre as quais se incluem todas as cerâmicas, desenhos e obra gráfica. Também estão presentes, outras coleções particulares, como a Coleção Mouvant.

Com o fim de mostrar a grande diversidade da produção de Picasso e a sua relação entre os diferentes meios expressivos, é apresentada uma seleção de obras que vão desde a primeira série gráfica, a “Suite dos Saltimbancos”, criada entre 1904 e 1906 e reunida como série por Vollard em 1913, até um exemplar da que é conhecida como a sua ultima produção em cerâmica, datada de Março de 1971, apenas dois anos antes da sua morte.

“Suite dos Saltimbancos”, é aqui representada por um conjunto de obras gráficas de diferentes tamanhos, que viriam a ser concebidas mais tarde em trabalhos sobre tela.

A exposição conta ainda com um vasto conjunto de Cerâmicas - Peças únicas e seriadas, desenhos e obra gráfica, que Picasso realizou ao longo da sua vida, bem como a “Suite Sable Mouvant”, série de litografias que exemplificam a colaboração de Picasso com os poetas mais importantes das vanguardas.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site