Director: João Carlos Vieira
Sábado, 14 Dezembro 2019 - Periocidade diária
2019-11-20 11:59
Oeiras conclui obra preventiva na Casa da Pesca

O Município de Oeiras já iniciou os trabalhos de salvaguarda da Casa de Pesca, localizada na Quinta de Recreio do Marquês de Pombal.

As obras de conservação preventiva naquele edifício já estão concluídas, tendo sido realizadas com carácter de urgência imperiosa devido à necessidade de intervenção inadiável para conter e retardar a degradação a que este ícone do concelho foi sujeito, originada pela situação de abandono ao longo de várias décadas.

Esta primeira intervenção para salvaguarda - que só se tornou possível muito recentemente, no passado dia 4 de outubro, após a celebração do auto de cedência de utilização entre a Camara Municipal e a administração central - é fulcral dado o estado de degradação profunda a que este património chegou e que nas últimas décadas se acentuou por ter sido alvo de pilhagens e de vandalismo.

Os primeiros trabalhos consistiram na colocação de uma cobertura provisória no edifício Casa da Pesca, no encerramento dos vãos do Pavilhão da Casa de Pesca e de outras edificações (Casa dos Bichos da Seda e colocação de portas no Pombal, na Mina da Fonte do Ouro), de modo a prevenir maiores danos provocados pela intempérie. Além do mais, esta intervenção também pretende conter os roubos de azulejos e destruição de outras artes aplicadas, como os estuques.

Esta primeira intervenção, que orçou os 72.449,59€, consiste no primeiro investimento que a Câmara Municipal de Oeiras aplica na recuperação do conjunto monumental localizado na antiga Estação Agronómica Nacional – onde se inclui a Casa da Pesca –, de um total de oito milhões que se encontram disponíveis para a salvaguarda do conjunto monumental que integra a quinta de recreio do Marquês de Pombal.

O Pavilhão da Casa de Pesca será brevemente alvo de uma ação de conservação preventiva para salvaguarda dos estuques e azulejos que ainda subsistem e logo que possível alvo de ação de restauro e conservação.

Refira-se que a Quinta de Recreio do Marquês de Pombal, classificado com o estatuto de Monumento Nacional, inclui um conjunto monumental icónico composto pelo Complexo da Casa de Pesca (Pavilhão, Cascata do Taveira o tanque, um lago e jardins adjacentes), a Cascata e Mina da Fonte do Ouro, o Pombal, o sistema hidráulico (aquedutos e mães de água) e a Casa dos Bichos de Seda, entre outros.

Trata-se de um significativo e emblemático conjunto portador de interesse cultural relevante, tanto para o próprio Concelho mas também à escala nacional pelo que este deverá ser objeto de especial proteção e salvaguarda. Assumindo que o Património Cultural contribui para os valores de memória, antiguidade, autenticidade, originalidade, raridade, singularidade ou exemplaridade do Concelho de Oeiras.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site