Director: João Carlos Vieira
Quinta, 17 Outubro 2019 - Periocidade diária
2019-10-08 17:16
Campeões nacionais coroados nos Portugal Surf Awards, em Cascais

O surf nacional vestiu-se mais uma vez de gala para a consagração dos campeões nacionais de surf, durante a cerimónia dos Portugal Surf Awards, que teve lugar, em Cascais.

O evento distribuiu prémios pelas mais variadas categorias, com Miguel Blanco e Yolanda Sequeira, recém-consagrados campeões nacionais, a serem os reis no cair do pano da Liga MEO Surf 2019, a principal competição do surf nacional e aquele que define os títulos nacionais da modalidade. Além dos troféus de campeões nacionais, ambos foram ainda surpreendidos por um prémio extra de mil euros por parte da Santander.

Poucas horas depois de Miguel Blanco e Teresa Bonvalot terem conseguido a vitória no Bom Petisco Cascais Pro, a última etapa da Liga MEO Surf 2019, que se deu início a mais uma festa de consagração do surf nacional. Curiosamente, o evento cascalense acabou por conquistar o prémio para evento do ano, depois de ser votado quase unanimemente pelos surfistas, graças às ondas e tubos perfeitos que Carcavelos ofereceu durante três dias épicos e memoráveis para o surf nacional.

Em termos individuais, foi a vice-campeã nacional Teresa Bonvalot a surfista a subir mais vezes a palco, uma vez que foi a vencedora da Allianz Triple Crown, da melhor onda do ano – a par de Yolanda Sequeira - e ainda foi distinguida pelas colegas competidoras com o prémio Surfers’ Surfer. Já o prémio Surfers’ Surfer masculino foi para o vice-campeão nacional Tomás Fernandes, que venceu ainda o prémio Most Improved Surfer, atribuído pela imprensa especializada, depois de superar a concorrência de Afonso Antunes e Gabriela Dinis.

Um dos grandes momentos da noite acabou por ser o discurso do tetracampeão nacional Vasco Ribeiro, após a conquista do prémio para a melhor onda do ano, graças ao 9,80 alcançado durante o Allianz Ericeira Pro. Vasco acabou por chamar ao palco Luís Perloiro, oferecendo o prémio ao jovem surfista, em virtude do tubo de 9,75 pontos que este havia feito na véspera, durante o Bom Petisco Cascais Pro. 

Entre os mais jovens foi Guilherme Ribeiro quem mais brilhou, uma vez que foi premiado a dobrar. Além de vencer o Santander Award a par de Matilde Passarinho, um novo galardão que premeia a performance competitiva e escolar dos surfistas pré-universitários, Guilherme foi ainda o melhor júnior da Liga MEO Surf, o que lhe rendeu a vitória no prémio Sumatra Surf Trip e uma viagem à Indonésia – Mafalda Lopes foi a vencedora entre as raparigas.

Destaque ainda para o prémio Carreira, que foi entregue a Tiago Pires, o primeiro surfista português a qualificar-se para a elite mundial de surf, e também para o prémio Personalidade do Ano que foi vencido pela Seleção Nacional, depois da recente conquista de uma vaga olímpica para os Jogos de Tóquio2020. Já a Federação Portuguesa de Surf recebeu o prémio Praia Limpa da Fundação Altice.

Liga MEO Surf 2019: Campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf: Miguel Blanco e Yolanda Sequeira; Vencedores da Allianz Triple Crown: Miguel Blanco e Teresa Bonvalot; Maior evolução do ano: Tomás Fernandes; Melhor onda: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira; Juniores do ano: Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes;Santander Award: Guilherme Ri beiro e Matilde Passarinho; Surfers Surfer: Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot; Melhor Evento: Bom Petisco Cascais Pro; Prémio Praia Limpa Fundação Altice: Federação Portuguesa de Surf. Outras Distinções – Personalidade do Ano 2019: Seleção Nacional de Surf;  Prémio Carreira 2019: Tiago Pires.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site