Director: João Carlos Vieira
Segunda, 14 Outubro 2019 - Periocidade diária
2019-09-19 23:27
Tomás Silva assume liderança na defesa do título nacional

O atleta do Estoril e atual campeão, Tomás Silva, iniciou o nacional e a defesa do título da melhor maneira, com um excelente resultado logo na primeira jornada, assumindo de imediato a liderança do campeonato.

O Campeonato nacional organizado sob a égide da PGA de Portugal e da Federação Portuguesa de Golfe, decorre no OPorto Golf Club, em Espinho, uma das mais competitivas edições de sempre, com quase duas dezenas de atletas amadores a desafiarem os profissionais, e com 13.400 euros em prémios monetários.

Tomás Silva apresentou-se ao seu melhor nível, ao protagonizar uma volta de 63 pancadas, 8 abaixo do Par. Para se ter a noção da qualidade deste resultado, basta dizer que em 2018, no mesmo campo, ao longo dos três dias de prova, só João Carlota foi capaz de igual resultado.

O Estorilista comanda já com uma vantagem de três pancadas sobre Tomás Melo Gouveia e Tomás Bessa, ambos com 66 (-5) a partilharem o 2.º lugar. Qualquer um deles irmão de jogadores famosos. Tomás Bessa irmão de Leonor, a ausente campeã de 2018. Tomás Melo Gouveia irmão do famoso Ricardo que hoje terminou em 69.º (72, Par) no BMW PGA Championship, um dos mais importantes torneios do European Tour, em Inglaterra.

No feminino, com a atual campeã ausente, é Susana Ribeiro a assumir o favoritismo. Campeã nacional três vezes seguidas entre 2014 e 2017, tinha ficado no ano passado no 2.º lugar, e hoje igualou o Par-71 do campo de Espinho, melhor do que qualquer uma das suas voltas do ano passado. No entanto, apesar de ter sido um bom resultado, nem por isso aquela que é considerada a melhor jogadora portuguesa de sempre assumiu a liderança.

Tudo porque uma jovem de apenas 15 anos, Sofia Barroso Sá, a atual n. º1 no ranking amador da FPG, deslumbrou com um cartão de 70 pancadas, 1 abaixo do Par. A jogadora de Belmonte anda a deslumbrar o golfe nacional há mais de um ano, com vitórias na Taça FPG e o 2.º lugar no Campeonato Nacional Amador Audi deste ano. Há pouco mais de um mês, na Taça Manuel Agrellos, foi uma dor de cabeça às melhores profissionais portuguesas e hoje voltou a fazer-lhes o mesmo, arrancando uma prestação brilhante neste arranque de campeonato.

DL/PGA/FPG

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site