Director: João Carlos Vieira
Segunda, 14 Outubro 2019 - Periocidade diária
2019-07-16 20:23
Barco americano lidera a “52 Super Séries Sailing Week” em Cascais

O barco dos Estados Unidos, Quantum, comanda a 52 Super Séries Sailing Week, concluído o primeiro dia de regatas. Seguem-se o Provezza, Bronenosec e Azzurra que estão empatados e a três pontos do líder. A prova, que decorre até sábado é organizada pelo Clube Naval de Cascais com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

O barco do armador norte-americano Doug DeVos e com Ed Baird ao leme superou o percalço da última etapa, disputada há um mês em Puerto Sherry. A tripulação mudou o “chip” e fecha o primeiro dia em águas cascalenses alcançando um 2º e uma vitória nas duas regatas realizadas.

Um resultado que lhes permitiu assumir o comando da prova, com três pontos de vantagem sobre o trio formado por Provezza, Bronenosec e Azzurra. O campo de regatas de Cascais voltou a demonstrar que é um dos melhores do mundo com um vento estável a soprar perto dos 20 nós de intensidade.

O Quantum Racing conseguiu assim ser o melhor do dia e para esse facto muito contribuiu Ed Baird. A sua experiência foi decisiva face às condições de vento e mar. Aliás, recorde-se que triunfou em Cascais no ano de 2015 também com o Quantum. Também o táctico Cameron Appleton esteve em destaque acertando em quase todas as decisões tomadas.

Contudo, os três pontos de vantagem sobre o grupo de segundos classificados não garantem nada. Todos passaram por situações complicadas conseguindo superá-las e recuperar posições, em especial na segunda do dia, com o Bronenosec a vir da 5ª até à 2ª posição e o Azzurra que recuperou de 6º até ao 3º lugar.

O facto de três barcos se encontrarem empatados no 2º posto da geral é bem demonstrativo que a frota é muito igual e que com apenas sete participantes não há margem para grandes recuperações ou perdas.

Refira-se que a primeira do dia começou com cinco minutos de atraso devido a uma avaria no Provezza. A tripulação turca resolveu a situação, tendo largado muito bem. Depois de muita luta com o Azzurra, conseguiu mesmo chegar ao triunfo, com o Quantum a superar o Azzurra e a ficar com o segundo lugar. Para o segundo dia, quarta-feira, estão previstas duas regatas com início marcado para o meio-dia.

DL/CNC

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site