Director: João Carlos Vieira
Terça, 17 Setembro 2019 - Periocidade diária
2019-06-24 13:06
Oeiras apresenta exposição “Margens do Urbano” na Casa da Arquitetura

A Câmara Municipal de Oeiras apresenta a exposição "Margens do Urbano", patente ao público entre 27 de junho e 14 de julho, nos dias de quarta a domingo, das 16 às 19 horas, na Casa da Arquitetura, sita na Rua Sacadura Cabral, n.º 61, Cruz Quebrada – Dafundo.

Esta exposição centra-se no trabalho dos alunos do grupo de Estudos Socio-territoriais Urbanos e de Ação Local, que fixa o seu olhar nas margens do urbano, nos subúrbios, periferias ou territórios ditos informais, ilegais ou migrantes, de etnia cigana ou refugiados.

Os territórios da “lusofonia” são o terreno privilegiado, mas não exclusivo, do estudo e da ação. Estudam-se as tendências das transformações em curso, os modelos urbanísticos e habitacionais, a qualidade de vida e reflete-se sobre o que fazer e como fazer, colocando-se a tónica na qualificação do território e no envolvimento da comunidade.

"Margens do Urbano" integra dois grandes tópicos: a apresentação do grupo de estudos, de uma disciplina optativa e de um exemplo do trabalho de ação local; e, alguns projetos finais de mestrado, realizados entre 2011 e 2019.

Recorde-se que a “Casa da Arquitetura” nasceu da vontade de criar um espaço que permita à comunidade a sua utilização e paralelamente, seja uma forma de melhor entender o pensamento e trabalho dos arquitetos portugueses e da arquitetura, assim como todo o seu processo criativo.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site