Director: João Carlos Vieira
Segunda, 14 Outubro 2019 - Periocidade diária
2019-06-18 16:25
1500 crianças de Oeiras aprendem a fazer reanimação

A Câmara Municipal de Oeiras está a promover Workshops de introdução à temática do Suporte Básico de Vida junto de cerca de 1.500 crianças, em idade pré-escolar, de 24 equipamentos da rede solidária do concelho. O investimento da Autarquia neste projeto é de cerca de 5.900,00 euros.

Os workshops “Brincar a Reanimar”, que são realizados em contexto escolar, ao longo dos meses de junho e julho, têm a duração de 50m e através de conteúdos e discurso ajustado, em função da idade das crianças, introduzem, sob a forma de brincadeira, a temática do Suporte Básico de Vida, sensibilizando para a pessoa que deixa de respirar.

Apesar da tenra idade, e na impossibilidade de executarem na plenitude todas as competências do algoritmo do Suporte Básico de Vida, as crianças são um grupo preferencial, de fácil acesso e motivado. Todas estas vantagens traduzem-se em ganhos quando adultos na medida em que estão mais despertos para a realização de manobras de reanimação sempre que necessário.

As crianças podem usar o conhecimento para alertar e até instruir adultos sobre a técnica mais adequada ao mesmo tempo tomarem consciência da importância de gestos que salvam vidas e da utilização correta dos serviços de emergência médica. A formação precoce reduz a ansiedade sobre os possíveis erros e aumenta acentuadamente a disponibilidade para ajudar.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da estreita articulação que o Município de Oeiras vem mantendo com as entidades da rede solidária, contribuindo assim para a sustentabilidade e qualidade das respostas sociais prestadas.

Os Workshops – Brincar a Reanimar - são dinamizados pela KID ON TOP, entidade com intervenção na área da prestação de serviços e promoção de produtos inovadores, direcionados para a segurança, saúde e bem-estar no processo de gestação, crescimento e desenvolvimento das crianças.

A realização destes workshops encontram-se enquadrados na estratégia do Município em criar estruturas de apoio à Família e à Infância, que passam pela implementação de projetos na área da segurança infantil que contribuam para o saudável desenvolvimento infantil.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site