Director: João Carlos Vieira
Quinta, 27 Junho 2019 - Periocidade diária
2019-05-23 15:33
Oeiras oferece estrutura inovadora e acolhe o maior nacional de boulder

Oeiras promete ser palco do maior e mais democrático Nacional de Boulder de sempre, em mais um grande evento desportivo, possível com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Esta variante da escalada, praticada maioritariamente dentro de pavilhão, é alvo de uma aposta ambiciosa por parte da organização, a cargo do ginásio de escalada (Rocódromo) “Climb Up” e da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal - FCMP.

Em causa, a introdução de 24 blocos ou “boulders” para a fase eliminatória em vez dos habituais 15. Uma inovação que toma partido das instalações de exceção do mais recente e maior rocódromo do país e de uma excelente equipa de “route setters”, técnicos que montam as paredes por forma a desafiar os atletas de formas criativas e surpreendentes.

Rafaela Bastos, campeã nacional em título mas também proprietária deste rocódromo e organizadora, explica o conceito por trás desta prova que sagrará os campeões nacionais 2019 desta especialidade:

“Normalmente, a fase de ‘contest’ oferece apenas 15 blocos mas decidimos aproveitar a área e meios humanos ao nosso dispor para fazer 24 blocos. Isto permite-nos aumentar o número de participantes e garantir que, mesmo aqueles que não cheguem à fase final, tenham aqui uma boa experiência competitiva.”

Rafaela, que por estar na pele de organizadora preferiu não competir e assim abdicar de um terceiro título consecutivo na variante Boulder, sublinhou que para este evento “o foco é o espetáculo”, que também será garantido pelo aliciante de ver André Neres, considerado o melhor escalador nacional da atualidade a defender o título.

Neres, de 32 anos, promete ser um osso duro de roer para os candidatos a destroná-lo. “Tive uma pré-temporada muito forte, a escalar bem, com passagens por Inglaterra, Áustria e espero colher frutos desse treino intensivo e sim, podemos esperar uma boa prestação do André Neres”, afirma.

O campeão, que também é a mais forte promessa olímpica da modalidade, destaca a qualidade esperada do evento: “Vai ser uma competição muito forte a nível de participação pois é um muro novo e muito bom, com ‘route setting’ muito competente e apoios interessantes como é o caso da Câmara de Oeiras. Temos aqui condições para um excelente arranque de temporada competitiva”.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site