Director: João Carlos Vieira
Segunda, 26 Agosto 2019 - Periocidade diária
2019-05-23 09:02
Semana da Proteção Civil de Oeiras

O Município de Oeiras realiza, uma vez mais, a Semana da Proteção Civil, que decorre entre os dias 25 de maio a 8 de junho. O objetivo é mostrar à população os meios e recursos existentes no concelho, exercitar e testar a sua capacidade de resposta e coordenação face a acidentes graves e catástrofes, bem como sensibilizar para a área da proteção civil, contribuindo, desta forma, para uma cultura de segurança.

Durante esta Semana terão lugar atividades em vários locais do Concelho, entre as quais uma Exposição Estática, que consistirá num encontro das forças e serviços de segurança e Agentes de Proteção Civil do Concelho (Corpos de Bombeiros, CDOS, PCM, Polícia Municipal, PSP, FAP, GNR, SEF, Polícia Marítima, Polícia Judiciária, ISN, INEM, Rádio Amadores, Escuteiros e Câmara Municipal de Oeiras), marcada para o dia 29 de maio, a partir das 9:30, no estacionamento da Praia da Torre. Esta iniciativa, que conta também com uma demonstração do Grupo Operacional Cinotécnica da PSP, é aberta ao público estando já confirmada a presença de alunos das várias escolas do concelho.

Destaque para a realização do Seminário “Serviços Municipais de Proteção Civil, a base do Sistema de Proteção Civil”, no dia 30 de maio, a partir das 9:30, no Templo da Poesia, localizado no Parque dos Poetas, em Oeiras. Este evento terá como oradores António Nunes – OSCOT, o Inspetor Manuel Veloso – ANAFS, o Tenente Coronel Carlos Morgado – SMPC Lisboa, Pedro Lopes – ANEPC, Duarte Caldeira – CEIPC, José Oliveira – ANEPC e Carlos Ferreira de Castro.

No dia 1 de junho, às 15:00, terá lugar um Simulacro, no IASFA – Instituto de Apoio Social das Forças Armadas (R. Dom Duarte 2, 2780-064 Oeiras). Será criado um cenário de explosão, seguido de incêndio estrutural no complexo de edifícios do IASFA, e respetiva envolvente, a fim de exercitar e testar a capacidade de resposta e coordenação dos meios e recursos existentes no Concelho para fazer face a acidentes graves e catástrofes.

O programa contará, ainda, com a 1ª Gala do Bombeiro, no dia 25 de maio, às 20:30, nos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora. Pretende-se homenagear bombeiros das sete corporações do concelho e outras entidades, que de alguma forma se distinguiram no decurso do último ano. Para além desta distinção, este evento tem como foco a promoção da União, da Partilha e Amizade, assim como o convívio entre as corporações de Bombeiros do, fortalecendo e dando sentido ao conceito de Voluntariado.

Do programa também constam os denominados “Dias abertos” da Proteção Civil com exposição de meios, visitas aos Agentes de Proteção Civil, palestras sobre medidas de segurança e distribuição de panfletos, em vários locais do concelho.

A Semana da Proteção Civil do Concelho de Oeiras terminará, no dia 8 de junho, com a realização de um Desfile dos vários Agentes de Proteção Civil, humanos e materiais, ao final da manhã, na Avenida 25 de Abril, em Linda-a-Velha.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site