Director: João Carlos Vieira
Domingo, 21 Julho 2019 - Periocidade diária
2019-05-03 14:44
Oeiras abre Época Balnear com praias consideradas de excelência

A época balnear em Oeiras começa no dia 18 de maio, com as praias da Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias classificadas como Águas Balneares Excelentes. O final da época será a 29 de setembro.

Pela primeira vez, as praias da Torre e Santo Amaro vão ter o galardão Bandeira Azul. A Praia da Torre irá ostentar pelo terceiro ano consecutivo o galardão Qualidade de Ouro. Ambas as praias estão também integradas no Programa Praia Saudável.

Ao nível de equipamentos, todas as praias estarão dotadas de estruturas que permitem a boa prática balnear como por exemplo chuveiros, lava-pés, passadiços e instalações sanitárias com cabines próprias, para acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

Nesta época balnear existirá uma evolução dos ecopontos de praia, onde os utentes podem colocar os resíduos produzidos durante a sua estadia e onde será também possível obter um cinzeiro de praia gratuito para devolução à saída e colocação das beatas, no seguimento da campanha “Quebre o Hábito - Cada coisa no seu lugar e o das beatas não é no mar”.

A vigilância será assegurada em todas as praias oficiais através de Nadadores Salvadores certificados pelo I.S.N. e a este nível decorrerá, pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Praias Vigilância, que utiliza um drone equipado com câmara de vigilância, um altifalante e uma boia salva-vidas - insuflável ao contacto com o mar -, com capacidade para acudir até quatro pessoas. O projeto visa promover uma resposta mais rápida e eficaz a ocorrências em que a celeridade da intervenção é fundamental para a diminuição dos riscos associados.

A segurança estará garantida por um policiamento de proximidade, articulado entre a Polícia Marítima, a Polícia de Segurança Pública e a Polícia Municipal de Oeiras, em toda a orla marítima.

Quanto à limpeza das praias, a par da limpeza mecânica dos areais, no período de 5 de junho a 11 de setembro vai decorrer o projeto de sensibilização ambiental Jovens em Movimento, que este ano terá a colaboração de cerca de 750 jovens e 50 monitores, que colaborarão na limpeza tanto das praias como de ruas e jardins do concelho.

De referir ainda a presença do projeto Praia Acessível na Praia de Santo Amaro, que disponibiliza, gratuitamente, às pessoas com deficiência ou incapacidade cadeiras de praia anfíbias e outros equipamentos de apoio à mobilidade, que visam facilitar o acesso à praia e aos banhos de mar. Este projeto estará disponível de 18 de maio a 29 de setembro, no horário compreendido entre as 9:00 e as 13:00. O objetivo é eliminar barreiras e construir oportunidades de lazer para todos.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site