Director: João Carlos Vieira
Sexta, 22 Fevereiro 2019 - Periocidade diária
2019-02-07 20:40
Município de Oeiras reabilita palácio e quinta em Queluz de Baixo

Com o objetivo de salvaguardar a Quinta do Raio (Palácio Restani), o Executivo da Câmara Municipal de Oeiras aprovou aceitar a sua doação, indo agora recuperar o que resta deste património e devolver a Queluz de Baixo uma referência da sua memória coletiva.

Votado ao abandono há mais de 30 anos, este imóvel encontra-se em estado de ruína iminente, já com perda irreparável de elementos patrimoniais. Mais de ¾ da área coberta do edificado desapareceu, a cobertura e o 1º piso ruíram, persistindo “de pé” menos de 10% da construção inicial.

“Tal estado de degradação consiste num atentado à história local”, disse o Presidente do Município, Isaltino Morais, fazendo também referência ao facto de o mesmo constituir” um risco para a segurança das pessoas e bens presentes no espaço com que confina”.

Esta doação surge pela incapacidade do proprietário recuperar ou sequer manter esta Quinta, faltando à obrigação legal da preservação do imóvel.

Assim, com a passagem desta propriedade para o Município de Oeiras, será finalmente feita a sua merecida recuperação, mediante um projeto que recupere a presença do anterior edificado e colocando-a ao serviço da população para usufruto de um espaço público com dignidade urbana.

Refira-se que a Quinta do Raio tem uma área total de terreno de 2.215,48m2, sendo que a autarquia vai recuperar o imóvel, 856,98m2 e o estacionamento e jardim, com 1.358,50m2.

A doação deste imóvel será oficializada mediante escritura pública.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site