Localizado junto ao centro comercial Palmeiras, há muito que os moradores ambicionavam estas obras de requalificação que deram àquela via e às pessoas que ali passam, mais conforto e segurança.
“A intervenção neste passeio é representativa da nossa estratégia de maior conforto urbano em vários locais do concelho e mais segurança na via pública. Queremos que as pessoas andem a pé, que usufruam do espaço em que vivem, que se sintam agradáveis com a beleza do local onde moram”, considera Isaltino Morais.
Os trabalhos de requalificação englobaram o quarteirão delimitado pelas ruas Eugénio dos Santos, José Régio e Carlos Mardel e a repavimentação de toda a área com pavimento confortável e garantia de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.
A criação de canteiros arbustivos e herbáceos ou relvados para enquadramento das zonas de estadia, a instalação de um parque infantil inclusivo e de um pequeno circuito de manutenção., foram outros trabalhos realizados.
A obra compreendeu ainda o estabelecimento de zonas de estadia nas áreas com maior exposição solar e de maior conforto bioclimático, a substituição e ampliação dos órgãos de drenagem pluvial ao longo de todo o passeio, tendo em vista um mais eficiente escoamento das águas.
Este arruamento pedonal dava já sinais de degradação, impondo-se a necessidade de uma profunda intervenção.
O projeto de requalificação desenvolvido pelos serviços municipais teve em conta os contributos da Associação de Moradores da Quinta das Palmeiras, que acompanhou o seu desenvolvimento.
Esta empreitada, com prazo de execução de 120 dias, representou um investimento municipal de 306.531,41€ (mais IVA).