Esta atividade consistiu em formar duas tabelas periódicas dos elementos químicos: uma com 138 alunos dos 5.º, 6.º e 9.º ano e 30 monitores, a Tabela Periódica Atualizada; e outra com 70 participantes, alunos do 9.º e 10.º ano, em latim e grego.
Além do além dos alunos das Escola Secundária Sebastião e Silva e da Escola Básica S. Julião da Barra, vão estar também presentes pais, professores, representantes da Sociedade Portuguesa de Física, da Sociedade Portuguesa de Química e do Pavilhão do Conhecimento, num total estimado de 500 pessoas.
A iniciativa, organizada pelo Clube da Ciência, do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
A ONU declarou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica por ser o ano em que se assinalam os 150 anos em que o professor russo de Física e Química Dmitri Ivanovich Mendeleev organizou e apresentou em tabela, pela primeira vez na História, os elementos químicos na altura conhecidos, e as suas relações de semelhança e de diferença, de forma útil à compreensão da constituição da matéria e à manipulação e utilização racional das suas propriedades. Esta ação representou um largo caminho que se abriu para o desenvolvimento do conhecimento moderno da Natureza.
Outra razão deve-se ao reconhecimento da importância da Química para a promoção do desenvolvimento sustentável, fornecendo soluções para desafios globais nos campos da Energia, do Ambiente e da Medicina, entre muitos outros.