Director: João Carlos Vieira
Sexta, 19 Abril 2019 - Periocidade diária
2019-01-26 11:52
Alunos de Oeiras formam tabela periódica gigante

Numa manhã de sábado ensolarada e bem propícia parar a prática de atividades ao ar livre, e num evento já calendarizado pela Câmara Municipal de Oeiras, 238 alunos do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra juntaram-se, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, para a formação humana de uma Tabela Periódica gigante, isto ainda no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, assinalado pela ONU.

Esta atividade consistiu em formar duas tabelas periódicas dos elementos químicos: uma com 138 alunos dos 5.º, 6.º e 9.º ano e 30 monitores, a Tabela Periódica Atualizada; e outra com 70 participantes, alunos do 9.º e 10.º ano, em latim e grego.

Além do além dos alunos das Escola Secundária Sebastião e Silva e da Escola Básica S. Julião da Barra, vão estar também presentes pais, professores, representantes da Sociedade Portuguesa de Física, da Sociedade Portuguesa de Química e do Pavilhão do Conhecimento, num total estimado de 500 pessoas.

A iniciativa, organizada pelo Clube da Ciência, do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, contou com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

A ONU declarou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica por ser o ano em que se assinalam os 150 anos em que o professor russo de Física e Química Dmitri Ivanovich Mendeleev organizou e apresentou em tabela, pela primeira vez na História, os elementos químicos na altura conhecidos, e as suas relações de semelhança e de diferença, de forma útil à compreensão da constituição da matéria e à manipulação e utilização racional das suas propriedades.  Esta ação representou um largo caminho que se abriu para o desenvolvimento do conhecimento moderno da Natureza.

Outra razão deve-se ao reconhecimento da importância da Química para a promoção do desenvolvimento sustentável, fornecendo soluções para desafios globais nos campos da Energia, do Ambiente e da Medicina, entre muitos outros.

PUB
Artigos relacionados:

Coloque as Farmácias de Serviço no seu site